Curso com certificado!

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

SESSÃO SOLENE MARCA 100 ANOS DO SEMINÁRIO DE SÃO PEDRO

Deputados, junto aos homenageados (Foto: Dvulgação).
O Seminário de São Pedro completa seu primeiro centenário em 2019. Para celebrar a data, foi realizada nesta segunda-feira (04) uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, quando foram homenageados nomes de destaque na Igreja potiguar ou que fizeram parte da história da instituição. O evento foi proposto pelos deputados Ezequiel Ferreira (PSDB), presidente do Legislativo, e Cristiane Dantas (SDD).

“Não poderíamos deixar de reconhecer e de enaltecer o Centenário dessa Casa Religiosa, por onde já passaram, aprenderam e se formaram tantos ilustres religiosos que dignificam o Rio Grande do Norte. Além do mais, faz-se necessário conservar a memória e refletir sobre a trajetória percorrida até o momento”, disse Ezequiel em seu discurso.

O deputado enfatizou a importância da Igreja Católica para a sociedade, instituição que tem “uma história de respeito mútuo” com o Estado brasileiro e de “parceria em muitas ações que buscam combater as desigualdades, promover a justiça social e a dignidade humana”. “A cooperação entre Igreja Católica e Estado continua a se fazer presente para a construção de um país mais justo econômica e socialmente”, completou o parlamentar.

Sede do seminário São Pedro em Natal/RN (Foto: Divulgação).
Coube ao arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, falar em nome dos homenageados. “Celebrar esta data é comemorar e agradecer pela importância das raízes da nossa vocação e valoriza-la pelo que é, um dom precioso de Deus. Com frequência, acontece que urgências do cotidiano nos impedem de apreciar este tesouro que nos foi confiado. E terminamos por acostumarmos com isso sem conferir-lhe a devida importância. Assim vivemos este momento tão importante que passa para os anais da história desta Casa e de toda a arquidiocese”, disse.

A sessão solene contou com as presenças dos deputados estaduais Cristiane Dantas (SDD), Hermano Morais, José Dias (PSDB), Vivaldo Costa (PSD), Ubaldo Fernandes (PL), Kleber Rodrigues (Avante), Isolda Dantas (PT), Souza Neto, e Francisco do PT. Também estiveram presentes o prefeito de Natal, Álvaro Dias (MDB), o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Poti Júnior, e a secretária estadual de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Íris Oliveira, e o atual reitor do Seminário São Pedro, José Nogueira do Nascimento.

O evento ainda contou com a participação do diretor-geral da Assembleia, Augusto Viveiros, o diretor da Presidência da Assembleia, Fernando Rezende, e a chefe de gabinete da Presidência, Larissa Rosado.

A criação do Seminário de São Pedro se deu oficialmente em 15 de fevereiro de 1919 com o 2º bispo de Natal, Dom Antônio dos Santos Cabral. Sua primeira turma contava com 12 alunos no Colégio Santo Antônio, ao lado da Igreja.

0 comentários:

Postar um comentário