Curso com certificado!

quinta-feira, 5 de abril de 2018

50 anos de instalação do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Norte


Sessão especial, aberta agora pelo Conselheiro Presidente Iaperi Araújo, ladeado por Leide Câmara, Secretária Geral da Academia Norte Rio Grandense de Letras e Eulália Duarte Barros, Vice Presidente do CEC/RN (Foto: Francisco Martins).
O Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Norte – órgão criado no dia 4 de abril de 1967, portanto há exatos 51 anos, conforme Decreto n°4.793/67, publicado no D.O. E edição nº 1.300, de 8 de abril de 1967 na gestão do Governador Monsenhor Walfredo Gurgel, sendo Secretário de Estado Educação e Cultura, o Dr. Jarbas Ferreira Bezerra, completa amanhã, dia 5 de abril, 50 anos da sua instalação, quando em uma das salas do Teatro Alberto Maranhão, compareceram às 17 h as seguintes autoridades:

1) Dr. Jarbas Ferreira Bezerra – Secretário de Estado de Educação e Cultura

2) Luís da Câmara Cascudo

3) Alvamar Furtado de Mendonça

4) Américo de Oliveira Costa

5) Dorian Gray Caldas

Deixaram de comparecer a essa sessão os Conselheiros Dom Nivaldo Monte, Ivan Maciel de Andrade e João Batista Cascudo Rodrigues.

Todos os Conselheiros foram empossados pelo Governador Monsenhor Walfredo Gurgel, em cerimônia realizada no Palácio da Esperança, às 17:30 h, à luz de velas, no dia 24 de abril de 1967, uma quinta-feira.

Presentes a essa cerimônia estiveram representantes de instituições militares, civis e eclesiásticas. Discursaram naquele fim de tarde, o Governador Monsenhor Walfredo Gurgel e o Historiador Luís da Câmara Cascudo.

A primeira sessão ordinária aconteceu no dia 9 de abril de 1968, na Sala da Diretora do Serviço Cultural – Secretaria de Estado de Educação e Cultura.

Ao longo desses 50 anos de instalação, o CEC/RN registra no seu rol de membros, os nomes de 62 participantes, sendo 10 mulheres. Atualmente, a Conselheira Eulália Duarte Barros é a primeira mulher a ocupar o cargo de Vice Presidente do referido Conselho.

Esse Conselho teve como Presidentes os seguintes Conselheiros: 

Jarbas Ferreira Bezerra

Alvamar Furtado de Mendonça

Diogenes da Cunha Lima

Onofre Lopes da Silva

Américo de Oliveira de Costa

Veríssimo Pinheiro de Melo

Cláudio José Freire Emerenciano

Antonio Nilson Patriota

Paulo de Tarso Correia de Melo

Iaperi Soares de Araújo

O CEC/RN é um órgão consultivo, de importância vital na política cultural do Estado, prestando seus serviços aos Governos de Monsenhor Walfredo Gurgel, Cortez Pereira,Tarcísio Maia, Lavoisier Maia, José Agripino Maia, Radir Pereira, Geraldo Melo, Vivaldo Costa, Garibaldi Alves Filho, Fernando Freire, Wilma de Faria, Iberê Ferreira, Rosalba Ciarlini e o atual Governador Robinson Faria.

Atualmente a composição do CEC/RN é a seguinte:

Iaperi Araújo – Presidente

Eulalia Duarte Barros – Vice Presidente

Alex Medeiros

Cícero Martins de Macedo Filho

Diogenes da Cunha Lima – membro nato – Presidente da ANRL

Diva Maria Cunha Pereira de Macedo

Isaura Amélia de Sousa Rosado Maia

Jurandyr Navarro da Costa

Nelson Ferreira Patriota Neto

Paulo de Tarso Correia de Melo

Paulo Heider Forte Feijó

Paulo Macedo

Sônia Maria Fernandes Faustino

Valério Alfredo Mesquita – membro nato – representante do IHGRN

ASSESSORIA CEC/RN

0 comentários:

Postar um comentário