Curso com certificado!

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Filho de Pastor pioneiro visita Lagoa Nova

Joel Porto de Melo, 77, neste fim de semana, acompanhado de familiares, visitou a cidade de Lagoa Nova/RN, em sua breve passagem, passou pela redação de O JORNAL DA SERRA, conheceu a travessa de rua, que homenageia o seu pai; Pastor Trajado Porto de Melo. Em seguida, Visitou também o vereador Nazareno Ulisses, “Bilouro” e agradeceu ao parlamentar, o reconhecimento prestado a memória de seu genitor. Joel Porto, hoje, reside em Pirangi/RN.

Joel Porto e seu filho Judson, ao lado da placa em homenagem ao Pastor Trajano.
 Vale lembra que, ainda,  na sessão Legislativa de 14 de junho de 2013, foi provado por unanimidade o projeto de lei Nº 081/ 2013, de autoria do vereador Nazareno Ulisses Alves que dispõe sobre a criação da nova rua denominada de: PASTOR TRAJANO PORTO DE MELO, que foi aberta no Bairro Jesus Menino interligando a Rua Luis Galdino de França, conhecida como a rua dos verdureiros, com a Rua do Ginásio.

Joel Porto, visitando o sítio do vereador Nozareno Ulisses "Bilouro", presidente da Câmara Municipal.
Ainda em 20 de Julho de 2012, este repórter, em artigo publicado na imprensa regional, surgiria à colocação de um topônimo em algum logradouro da cidade em homenagem a memória do religioso, solicitação, que tempos depois, foi atendida pelo vereador Nazareno,  Presidente da Câmara Municipal. Veja a seguir o texto publicado na integra:

Artigo de jornal, acerca da trajetória do pastor Trajano Porto, fundador da Assembleia de Deus em Lagoa Nova.
 
Mais um Artigo de jornal, acerca da trajetória do pastor Trajano Porto, fundador da Assembleia de Deus em Lagoa Nova.

Pastor Trajano Porto de Melo (1913-2012), natural da cidade de Pocinhos/PB, nasceu em (15) de novembro de 1913. Nos anos trinta, ao aceitar o evangelho pentecostal, sofreu algumas perseguições por parte de pessoas que desconheciam a solidariedade humana e cristã. Após sair de sua terra natal, percorreu várias cidades do interior da Paraíba até 1942, ano em que chega a Currais novos/RN, onde, pelo seu carisma e trabalho, conquistou respeito e admiração da população. Sendo por esse motivo, vereador suplente, assumindo a cadeira no período (1959-1963).

Em sua atuação política e parlamentar, destacou-se pela defesa da  emancipação política de Lagoa Nova/RN foi delegado de polícia no Governo Aluísio Alves. Em 08 de fevereiro de 1981, Pastor Trajano recebe a incumbência divina de começar um trabalho evangelístico em Lagoa nova, onde pregou a palavra de Deus por 11 anos, com uma vida de simplicidade, pautada nos princípios da fé cristã, com voz mansa, aconselhando suas ovelhas com piedade, movido pelo desejo de vê-las todas no aprisco do Senhor Jesus.
Para isso, ele nunca mediu distância, celebrando cultos em um salão ao lado de sua acolhedora residência ou em casas de famílias e até mesmo andando de carroça de boi, sempre com o objetivo de semear a Palavra de Deus na zona rural, enfrentando com zelo e carinho a aridez dos corações humanos. Construiu com recursos próprios o primeiro templo evangélico da cidade.

Sendo ele bom carpinteiro, confeccionou os bancos, portas e janelas da igreja. Com ajuda e compreensão de sua dedicada esposa, a Sra. “Rosinha”, Rosa Martins de Melo (1921-2014), instalou o círculo de oração e a escola Bíblica Dominical. Nos deixou aos 98 anos de idade em (02) de julho de 2012. No entanto, ele: “combateu o bom combate”, como tão bem descreveu o apóstolo Paulo na segunda carta a Timóteo, sendo um exemplo vivo de homem de fé apostólica e obstinação em defesa do evangelho de Cristo. A prova maior disso é o crescimento da igreja por ele construída, que já conta com três décadas de existência. Restam nós lagoanovenses lembrar este grande homem de Deus, e procurar de alguma forma homenagear dando o seu nome a uma rua de nossa Cidade “Rua Pastor Trajano”.


Pastor Trajano Porto (Primeiro a esquerda) e demais autoridades eclesiásticas no  início de seu ministério pastoral.






Veja também fotos da época em que Pastor Trajano dirigiu a igreja em Lagoa Nova:

Esposa do Pastor Trajano (Centro), ladeada por mulheres do circulo de oração.

Pastor Trajano, esposa e demais mulheres e crianças de sua época pastoral.

Culto evangélico liderado pelo  Pastor Trajano em residência da família do Sr. José Ulisses Alves.

Pastor Trajano construiu o primeiro templo evangélico de Lagoa Nova com recursos próprios. 

Pastor Trajano Porto ao lado do alicerce da primeira igreja protestante edificada em Lagoa Nova. 



Charge publicada na imprensa, por ocasião de seu  primeiro centenário de nascimento.


Pastor Trajano, era carpinteiro, sendo assim, ele mesmo, construiu os bancos, postas e janelas da primeira igreja.









0 comentários:

Postar um comentário