Curso com certificado!

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

UFRN firma convênio pioneiro com universidade da Alemanha com


Assinado entre a Universidade Internacional de Ciências Aplicadas do Instituto de Munique Sprachen & Dolmetscher (SDI), na Alemanha, e a Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais (Felcs/UFRN), o primeiro acordo internacional entre a instituição brasileira e a europeia contempla várias ações importantes para internacionalização da Felcs, em relação ao ensino e às pesquisa desenvolvidas pela faculdade.

 O convênio firmado entre as duas instituições de ensino aconteceu por meio da coordenação da professora Nuria Nieto Nunes e do diretor da Felcs, Alex Gomes, contemplando planos como a execução de projetos de pesquisa no ensino-aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira; a participação de professores, tanto da Felcs como da universidade alemã da SDI, em disciplinas da pós-graduação; a coorientação nos programas de pós-graduação das instituições participantes; e o estabelecimento de grupo de pesquisa em cooperação entre a faculdade e a universidade alemã, além de outros pontos acordados entre ambas. 

Todos os planos previstos no acordo foram tratados on-line, com reuniões entre os coordenadores do convênio entre maio e junho, tanto da Universidade Internacional de Ciências Aplicadas do SDI como da Felcs. Com a formalização do acordo, as documentações do convênio foram submetidas à Secretaria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (SRI) da UFRN e, em seguida, o acordo foi assinado pelos reitores de ambas as instituições em 8 de julho. 

Sobre o convênio, o diretor da Felcs, Alex Gomes, demonstra entusiasmo com as novas possibilidades e oportunidades que a parceria poderá oferecer. “Estamos muito felizes com a assinatura desse convênio, inicialmente por ser o primeiro acordo de cooperação internacional da FELCS. […] A partir dele, a Felcs insere-se na rota da internacionalização, bandeira tão defendida pela UFRN hoje”, comenta. 

A parceria entre as duas instituições de ensino já trouxe uma aluna para a Felcs, que está no mestrado da universidade da SDI e estagia sob orientação do professor Alex Gomes. “Temos total certeza de que isso também motivará outros docentes a formalizarem ações nesse sentido [internacionalização] e fortalecer cada vez nossa Felcs, que não tem medido esforços para sua consolidação”, afirma Alex.


Fonte: Agora RN

0 comentários:

Postar um comentário