A realidade dos mais de 30 cooperados do Núcleo de Produtores da Comunidade Chã da Divisão, em Cerro-Corá, está mudando para melhor. Depois do investimento do Governo do RN para reforma, ampliação e aquisição de equipamentos para a unidade de beneficiamento de castanhas, a produção só cresceu, mesmo em meio a pandemia do coronavírus.
Somente de janeiro a maio deste ano, foram beneficiadas 74 toneladas de castanha. O crescimento foi possível graças à aplicação de R$ 560 mil, por meio do Projeto Governo Cidadão e da Secretaria de Agricultura e Pesca (SAPE), com recursos viabilizados pelo empréstimo junto ao Banco Mundial.
O funcionamento da unidade, durante a crise sanitária, vem seguindo o decreto estadual, com todos os cuidados necessários, desde o distanciamento entre os cooperados, a utilização de máscara e do álcool a 70%, além da frequente lavagem das mãos.
“As paradas devido à pandemia foram necessárias em função da vida das pessoas. Agora, a nossa expectativa é que diminuam os casos de covid para que a gente possa voltar a produzir com força total para atingir a nossa expectativa que é de beneficiar 150 toneladas da castanha ao ano”, disse Marcelino Birico, presidente do núcleo cerro-coraense, pontuando que as produções tem sido distribuídas para o mercado de Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro, e que somente na última semana de maio foram produzidos 1175 kg de castanhas cozidas.
“Esse é mais um investimento do Governo do RN com foco no fortalecimento da agricultura familiar. Além de possibilitar o crescimento deste empreendimento, mudando toda uma realidade dos beneficiários, outros tantos produtores rurais estão tendo para onde escoar suas produções para serem beneficiadas, um ciclo que só traz benefícios, de ponta a ponta, a partir do trabalho integrado dos auxiliares da governadora Fátima Bezerra”, finalizou o secretário de Gestão de Projetos e Metas, Fernando Mineiro.
Fonte: Agora RN




0 comentários:
Postar um comentário