Curso com certificado!

quinta-feira, 23 de abril de 2020

Estudante Laurentinense, apela por ajuda para concluir medicina na Rússia

Reportagem de O Jornal da Serra, revela bastidores da trajetória do Abraão Ferreira, acadêmico de medicina, cuja história é um misto de sonho, resistência e drama pela sobrevivem em São Petersburgo.
Abraão, de jaleco e touca, pronto para prática da Faculdade de Medicina (Foto: Cedida).

Por Eliabe Alves-Repórter e Editor

Movido pelo o sonho que acalenta desde infância, com muita garra e determinação o estudante de Tenente Laurentino Cruz/RN, Abraão Ferreira Soares dos Santos, de 29 anos, fez campanha na internet por meio de “vaquinha” online e vídeo, visando sensibilizar os internautas a fazer doações, doar sonhos, com vistas a custear despesas no noroeste da Rússia, lugar onde a dois anos, cursa medicina na Universidade Médica do Estado do Noroeste I. I. Mechnikov.

 Com o coração angustiado e mergulhado em incertezas, diante de tanto sofrimento, o laurentinense de corpo magro, resultados de tanto passar fome, teme pelo seu futuro, que se nada mudar pode adoecer de inanição ou ser obrigado a voltar para sua terra. Abraão Ferreira, argumenta que desistir de tudo depois de inúmeras conquistas, representa a morte de seu sonho e presume que o deixará um estado de profunda depressão. Abraão Ferreira, recentimente, em depoimento emocionado na plataforma do You Tube, conta que nasceu no município de São Vicente/RN, é membro de uma família numerosa composta de 17 filhos,  filhos de pequenos produtores rurais, que trabalham na agricultura de subsistência na zana rural de Tenente Laurentino Cruz, onde o universitário foi criado, em situações de   sérios percalços, para obtenção de alimentos que garantissem a sobrevivência de todos.É filho dos camponeses senhor José Soares dos Santos, o “Zé Badu” e da senhora Aliete Ferreira, sendo que sua mãe é lagoanovense, nascida no distrito de Manoel Domingos, filha do senhor José Ferreira e da senhora Rita Domingues. Já seu genitor, é originário do vizinho município de Santana do Matos/RN.

No entanto, a descendência de seu Zé  é ainda maior, haja vista que do primeiro casamento,  têm ainda 5 rebentos, que somando aos gerados com dona Aliete, são ao todo 22 filhos. Na adolescência, muitas vezes Abraão e alguns irmãos e irmãs, na alta madrugada, percorriam quilômetros entre veredas e grotas, do sítio Riachão até a comunidade Curicaca, onde trabalhavam em broca de mata virgem, limpa de enxada em roças de mandioca, milho, feijão e colheita de caju, quando chegava a hora do almoço, conta a nossa reportagem, que comiam feijão branco com açúcar. Após um rápido cochilo do pai, retornavam a dura lida até o final da tarde.  “Sou fruto de uma família humilde e batalhadora. Enfrentamos muitas dificuldades, para comprar comidas e se manter em geral”, confessa

No sítio da família, os pais do estudante, na companhia de dez dos seus irmãos (Foto:Cedida).

No entanto, apesar de ter crescido em voltas com as privações, muitas vezes até de estômago vazio,  junto com  os pais  e irmãos mais velhos, seus heróis do cotidiano,   derramando suor e se esforçando o máximo para garantir  comida na mesa e tentar assegurar  saúde e vida digna para a prole, nunca desistiu de alimentar o desejo de ser médico, para ajudar as pessoas que precisassem e, ainda hoje, mesmo muito distante de seu local de origem, continua firme no propósito de exercer a medicina humanizada,  seja onde for necessário em benefício das pessoas mais necessitadas. Vivo por esse sonhos e esse sonho me faz ser mas forte a cada dia e meu maior sonho é Concluir o curso de medicina, fazer uma descoberta médica, testemunhar um milagre. Acrescenta Abraão.

A reportagem de O JORNAL DA SERRA, com o jovem estudante diretamante da Rússia, via internet, confirmou o rapaz cursou o ensino fundamental na Escola Municipal Silvino Garcia do Amaral e o ensino médio na Escola Padre Sinval Laurentino, ambas da rede pública daquela comunidade serrana, depois fez curso  técnico em enfermagem e como não conseguia trabalho em sua cidade, migrou para a cidade de Rio Verde/GO, onde de início, trabalhou na indústria Perdigão, como operador de produção, enquanto não conseguia uma colocação em hospitais goianos, lá  durante 5 anos,   se dedicou ao trabalho na unidade de terapia intensiva do Hospital Evangélico de Rio Verde e do Hospital de Urgências da Região Sudoeste de Goiás na cidade de Santa Helena de Goiás,assim ele mandava dinheiro para ajudar os familiares em Tenente Laurentino/RN. Em 2017 na volta das férias, em uma escala no estado de São Paulo/SP, conheceu um homem tradutor de língua Russa, que lhe fez uma proposta, que lhe proporcionaria começar a da forma ao sonho de menino. Em seguida, junto ao centro de educação e ciência da Rússia em São Paulo e da embaixada em da Rússia em Brasília, conseguiu ser beneficiado com uma bolsa de estudos do  Ministério de Educação da Russia, no distante país onde passou a residir.

O jovem conta, que alguns médicos do hospital rioverdende, quando souberam de sua aprovação, se prontificaram em ajudar até a conclusão da graduação, porem nada fizeram e, para pagar as passagens, sua irmã Adriana Ferreira, teve que vender um terreno em Tenente Laurentino para ajudar seu irmão a comprar as passagens aéreas.  Na nação desconhecida, de início, a maior adversidade encontrada foi aprender o difícil idioma estrangeiro, para que pudesse ter sucesso aos estudos acadêmicos, enquanto não entendia nada, usar com frequência o tradutor do google. Nessa etapa, para se adaptar foi necessário ingressar em uma faculdade preparatória destinada a estudantes estrangeiros, onde estudou a língua, literatura, matemática, física, biologia, química e informática. “No início da faculdade preparatória, como eu bem lembro, eu não entendia nada que os professores falavam, só falavam em russoe, eu as vezes perguntava a Deus, Como é possível entender isso? foi uma fase muito difícil(…) mais eu segui em frente firme na luta pelo meu objetivo. Sempre fui insistente e perseverante e isso fez toda diferença e rápido passei a ter excelentes resultados”, lembra.

Abraão de azul, da direita para a esquerda, da época em trabalhava na roça, junto a numera família que ainda  reside na zona rural (Foto: Cedida).

De acordo com o acadêmico de medicina, em meio ao ambiente de dificuldadee, sua luta contagiou uma simples família Russa, que literalmente, abriu a porta da casa e, como estrangeiro, passou morar com eles durante os 9 meses da faculdade preparatória, a partir dai começoram a considerá-los como sua segunda família e até hoje mantém contatos. Tempos depois, graças ao seu esforço e perseverança, na faculdade médica, conseguiu aprender a se comunicar em Russo, Inglês, Alemão, Hebraico e Grego. No entanto, o maior desafio, para continuar os estudos em São Petersburgo é a própria alimentação, posto que o estudante, conta com a divisão de comidas de colegas de albergue, quando isso não é possível, narra que vai para a academia universitária com o estômago roncando,  se nega a  admitir aos parceiros de estudos,  que não tem nada para comer em seu armário do  pencionato.  Abraão contristado, procura a Igreja Ortodoxa para rezar, pois sabe que depois, os padres o convidam para jantar com eles.

Sem se desvencilhar do sonho inicial, em relato, o jovem Abraão, também destacou que não tem sido fácil, sobrevive apenas com uma bolsa de estudos de R$ 92,00 reais recebida do Governo Russo e dedicação incansável da família que ficou em Tenente Laurentino Cruz, que só podem enviar a  pequena quantia de R$ 200, 00 reais por mês,  está sendo impossível arcar com custos da alimentação e estadia em pensão e, por isso,  conclama pela a ajuda das pessoas no Facebook, Instagram  e Washapp. Foi acreditando no sonho, na minha força de vontade, no amor de minha família, e pessoas do bem eu que cheguei até aqui. Vivo pelo sonho de concluir o curso de medicina, se tornar um excelente médico e voltar para minha terra para trabalhar, exercer a arte da medicina nos lugares mais simples, nos sítios e bairros de municípios da Serra de Santana, Seridó e interior do meu amado estado Rio Grande do Norte. Agradeço, aos que tiverem o interesse de me ajudar”, conclui o apelo.

Doe sonhos!

Dados para você colaborar:

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/custear-os-estudos-na-russia

ABRAAO FERREIRA SOARES DOS SANTOS

Banco Bradesco

Agência: 3414

Conta corrente: 0013319-1

CPF: 096.107.884-75

0 comentários:

Postar um comentário