Curso com certificado!

sábado, 6 de julho de 2019

Catadores de Lagoa Nova recebem capacitação gratuita

A capacitação gratuita, promovida em projeto social da Echoenergia, com realização do Instituto Brasil Solidário, contará com módulos práticos dentro do Galpão de Triagem de Resíduos Sólidos do município, que já está com as obras finalizadas.”

Um projeto social de Educação Ambiental, envolvendo desde a entrega de um Galpão de Triagem de Resíduos Sólidos até a parceria com a gestão municipal, associação de catadores da região e uma capacitação gratuita para o fortalecimento da proposta de coleta seletiva em todo o município!

Em uma iniciativa da Echoenergia, com realização do Instituto Brasil Solidário, os Catadores de Recicláveis do município de Lagoa Nova, participamnos próximos dias 09 até 12 de julho, de uma semana intensa de formações, na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, envolvendo desde técnicas de segurança do trabalho, gestão administrativa e financeira para as ações da cooperativa, até orientações sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, onde serão apresentadas experiências e boas práticas já implementadas em outras regiões do Brasil, e que são exemplos de integração e fortalecimento do trabalho de coleta seletiva municipal.

A proposta está sendo promovida em parceria com a Prefeitura Municipal de Lagoa Nova, que acompanhou junto ao projeto, a instalação de um Galpão de Triagem de Resíduos Sólidos, já com obras concluídas e previsão de inauguração até o final deste mês de julho.

Para a formação, a programação contará com especialistas em gestão ambiental, com participação do Diretor da Rede Resíduos, Francisco Biazini e da Presidente do Instituto Venturi Para Estudos Ambientais, Arlinda Cézar, que auxiliou na elaboração do conteúdo e estará durante toda a semana da formação, ministrando alguns módulos voltados para a Legislação Ambiental, Ergonomia e Saúde do Trabalhador, Comunicação Básica, Impactos e Sustentabilidade.

O conteúdo inclui ainda um embasamento teórico e também prático sobre noções do processo de produção para o gerenciamento dos resíduos sólidos e manutenção dos equipamentos, sendo apresentados dentro da nova unidade de triagem, em contato com toda a estrutura e organização que terá atuação direta da Associação de Catadores de Recicláveis do município. Como parte das atividades, serão debatidasalternativas de empreendedorismo sustentável, valorizando as ações já iniciadas pelos próprios moradores das comunidades do entorno.

Segundo o Presidente do Instituto Brasil Solidário, Luis Salvatore, a equipe responsável por ministrar a capacitação, possui vasta experiência, e são parceiros do Instituto de longa data, com projetos reconhecidos e premiados pela atuação pioneira e de forte impacto social, incluindo entre os palestrantes a gestora ambiental Márcia Andrade e o catador de recicláveis da Rede Recicratiú, José Marcos de Sousa, que conhecem de perto o projeto LEVE – Local de Entrega Voluntária Escolar, que transformou a coleta seletiva no município de Crateús com alcance em toda a região.

“Entre o time de formadores, estamos levando pessoas com experiência inclusive dentro de cooperativas e associações de catadores, e que participaram de projetos consolidados em seu município, que conseguiu agregar uma ação coletiva, com participação da gestão municipal, a associação e até as escolas da comunidade, como é o caso do Programa Local de Entrega Voluntária Escola – LEVE, idealizado pelo IBS e que através da parceria com a gestão municipal de Crateús, atende atualmente, 100% do município, com geração de renda para os catadores da região”, ressalta Luis.

O Projeto LEVE – Local de Entrega Voluntária Escolar, será uma das ações apresentadas durante a programação da oficina. A iniciativa se tornoureferência em tecnologia social de sustentabilidade no município de Crateús, levando uma proposta onde foram instalados coletores sustentáveis dentro das escolas da região, promovendo a coleta seletiva com apoio dos veículos da prefeitura, sem custos extras para o município, e integrando as ações junto a Associação de Catadores Recicratiú. A ideia proporcionou uma fonte de renda para 21 famílias de catadores de resíduos que antes moravam no lixão e hoje trabalham nos centros de coleta. Em 2013 a Presidência da República reconheceu a proposta como uma das 4 melhores experiências de inclusão e coleta do Brasil.

SERVIÇO

FORMAÇÃO EM GESTÃO DE FINANÇAS, LEGISLAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA OS CATADORES DE RECICLÁVEIS DE LAGOA NOVA/RN

Data: 09 a 12 de julho.

Local: Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Lagoa Nova/RN e atividades práticas no Galpão de Triagem de Resíduos Sólidos do Município de Lagoa Nova/RN.

0 comentários:

Postar um comentário