Curso com certificado!

sábado, 8 de junho de 2019

Aos 75 anos, vaqueiro Desterro Assunção, é batizado em águas por pastores da Assembleia de Deus

Longos bigodes, presteza no trato com as pessoas e, sobremodo honestidade, são as marcas registradas de Desterro (Foto: Reprodução).
Por Eliabe Alves 

Na manhã de sábado (08/06), o vaqueiro Manoel Miranda de Assunção Filho, 75 anos, conhecido por "Desterro Assunção", morador do Assentamento Serrano-Bodó/RN, foi iniciado no rol de membros da igreja Assembleia de Deus. O batismo do  evangélico , aconteceu em Currais Novos/RN, sede do campo eclesiasticístico, que engloba os municípios seridoenses que se avizinham. "Deterro", é casado, pai de três filho e recém vovô.

Na cerimônia evangélica, presidida pelo Pr. Israel Caldas, atual dirigente do campo, junto aos obreiros Joel Avelino (Cerro Corá/RN),  Raimundo Bernadino (Florânia/RN), José Erivan (Lagoa Nova/RN) e outros. Além do irmão "Desterro",  desceram mais 73 congregados as águas batismais. 

Anotações de repórter 


Em fevereiro de 2014, publiquei no jornal Gazeta da Serra, uma  reportagem com o título "Lei regulamenta profissão de vaqueijo", na qual,  narrei a aprovação da Lei Federal 12.870/2019, de cujo  parágrafo 4º, do artigo, garantia os direito do profissional que desempenham atividades  agropastoril.

Na época, para contextualizar e, sobretudo, para ouvir testemunhos da profissão nordestina milenar, entrevistei alguns vaqueiros, dentre eles o "Desterro", que pertence a quarta geração de vaqueiros oriundos da família Assunção. 

Desterro,  bravo homem da caatinga, revelou que montado em cavalo bom, com chapéu, gibão, peitoral, luvas, perneiras e botas de couro,   enfrentou sol inclemente, espinhos e perigos incontatáveis nos sertão potiguar,  trabalhou em fazendas no Curralinho, Serra do Gado, município de Santana do Matos/RN, onde nasceu, campainhando gado, mascarando barbatões, amansando burros bravos e na volta da Serra, alimentando e ordenhando vacas de leite.

A entrevista com Desterro, encourado e montado no cavalo de estimação, começou no fim da tarde próximo a sua casa, durante a sessão de fotos, que garantiu a manchete, com direito a imagem destaque na dobra superior do impresso.  Em seguida, entrou pela boca da noite, em princípio,  no alpendre da acolhedora residencia e depois da mesa de jantar, onde disse que gostava de correr boi em vaquejadas, ouvir os versos dos cantadores, pregações e louvores evangélicos.





0 comentários:

Postar um comentário