Curso com certificado!

segunda-feira, 20 de maio de 2019

2O anos sem Chicó Bernadino e Maria de Lourdes

Foto do casal, ao lado da capela, onde o menino  Chicó foi batizado, crismado e, sobretudo, onde contraiu matrimônio feliz com Maria de Lourdes (Acervo de divulgação).
Por Eliabe Alves

No fim de semana, em Lagoa Nova/RN, os vinte anos de falecimento do ex-prefeito Francisco Jerônimo de Medeiros, "Chicó Bernadino", juntamente com a esposa Maria de Lourdes de Medeiros, foram lembrados através de novena, na igreja de São Francisco, celebrada no sábado (18/05). No domingo (19/05), durante a missa solene, em homenagem aos 64 anos da da Festa do Agricultor, familiares e conterrâneo rezaram pelo o saudoso casal. 

Francisco Jerônimo, nasceu em Lagoa Nova/RN em 30 de setembro de 1929. Seu pai era o pequeno comerciante Bernadino Bezerra de Sena e sua mãe era a dona de casa Luzia Maria. Chicó,  estudou  na escola reunida Ulysses Telêmaco de Araújo Galvão. Se iniciou no comercio, como ajudante e sócio de seu progenitor,  que solteiro, em 1915, migrou para a Serra de Santana, fugindo da terrível seca que assolava o sertão de Currais Novos/RN.

Na época, para manter a bodega, viajava para Campina Grande/PB e Recife/PE, em busca de mercadorias e. anos mais tarde, adquiriu um novo ponto comercial a "Casa do Povo".  Em 24 de junho de 1951, casa-se com maria de Lourdes de Medeiros, com quem gerou nove filhos, sendo quatro mulheres e cinco homens. Nessa quadra de tempo, se dividia com atividades no campo, ensinava os filhos criar animais e cultivar a terra.

Chicó e Maria de Lourdes, em retratos da juventude (Acervo da família).

Estreou na vida pública em 1962, como prefeito provisório, nomeado pelo  governo do estadual de então, ficando no carto até 1963. Em 1969, eleito pelo povo, voltou a prefeitura para cumprir mandato integral, sendo que, o vice era Joaquim Coutinho. No ano de 1970, saiu do PTB para a ARENA. Em 1977, retorna ao executivo municipal, para exercer a ultima gestão que terminou em 1983. Na década de noventa, pelo PFL, foi vice de Erivan Costa.

Fora da política, "seu Chicó" gostava de se manter informado, por meio de leituras de jornais, revistas ,  rádio e TV. Era um homem que participava da vida social  da cidade, vez por outra tomava um pouco de Whisky, curtia banho de mar. No lado religioso, com fita azul no pescoço, participando da Congregação Mariana, organizando das festas do padroeiro, ministrando eucaristia, apadrinhava batismos, crisma   e casamentos.

Faleceu em 17 de maio de 1999, no hospital INTORN-Natal/RN, em decorrência de um acidente automobilístico, que antes, também vitimou sua espoca em 25 de abril do mesmo ano. Foi sepultado em sua cidade, em enorme   cortejo de familiares, amigos, políticos e o boa parte da população local.

Em 2019, se vivo estivesse, "Chico Bernadino" faria 90 anos de idade.

Familiares em novena na matriz de São Francisco de Assis (Acervo da família).
Maria Francisca, Maria Salete, Odon Oliveira e Maria Luzinete, em missa do agricultor (Foto: O jornal da Serra).




















Um comentário:

  1. Parabéns Eliabe! Você edifica a cultura da querida Lagoa Nova através do jornalismo.

    ResponderExcluir