Curso com certificado!

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Presidente Café Filho-120 anos



Em 03 de fevereiro de 1899, nasceu em Natal, capital do Rio Grande do Norte, JOÃO FERNANDES CAMPOS CAFÉ FILHO, conhecido popularmente por CAFÉ FILHO, filho de João Fernandes Campos Café e de Florência Amélia Campos Café. Seu avô fora senhor de engenhos em Ceará-Mirim (RN), mas seu pai perdeu as terras herdadas e tornou-se funcionário público na capital do estado. 

Café Filho foi o único potiguar que ocupou e exerceu o mais alto cargo da nação brasileira, tendo sido o 18° Presidente do Brasil, mesmo por um curto período de 14 meses e meio (431 dias), quando em condição de vice presidente da República, assumiu a titularidade do posto executivo após o suicídio do então presidente Getúlio Dornelles Vargas, em agosto de 1954. Antes de se tornar Presidente, Café Filho atuou como jornalista, advogado provisionado, fundador de sindicatos, grêmios e associações esportivas. 

Na seara política, começou a tomar parte nos ídos da década de 1920, tendo participado de dois pleitos para Vereador de Natal, porém, não assumiu por perseguições políticas. Já na década de 1930 concorreu na disputa da eleição de 1934, tendo sido eleito deputado federal pelo RN, posteriormente, em 1945 foi novamente eleito para a Câmara Federal e, em 1950, foi indicado pelo então governador de São Paulo, Ademar de Barros, para compor a chapa presidencial com o gaúcho Getúlio Vargas, que voltaria a governar a República Federativa do Brasil. 

Após afastar-se do exercício de mandato político, Café Filho foi nomeado ministro do Tribunal de Contas do Rio Janeiro e por fim, veio a falecer em 11 de fevereiro de 1970, aos 71 anos de idade.

Foto: Jean Manzon.
Memorial do Legislativo Potiguar.

0 comentários:

Postar um comentário