Curso com certificado!

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Prefeitas de municípios serranos figuram em campanha da FEMURN


Foto:Reprodução.

Eliabe Davi Alves-Reportagem.

Em 08 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher, data em que,  as virtudes e o protagonismo feminino é enaltecido.  Seguindo essa linha e, sobretudo, valorizando e reconhecendo importância da mulher na política, a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), começa divulgar na mídia estadual, a campanha publicitária institucional "A força da mulher nos municípios potiguares",  dela participam as 43 prefeitas Norte-Rio-Grandenses, eleitas na eleição de 2016. 

Valando ressaltar que, na peça publicitária menciona, aparecem as gestoras dos municípios na Serra de Santana: Márcia Nobre (Florânia/RN), Graça Oliveira (Cerro Corá/RN), Iracema Pereira (São Vicente/RN) e Sueleide Araújo (Tenente Laurentino Cruz). Embora no estado, as mulheres são minorias no comando das 167 prefeituras, desda da ultima eleição municipal , na micro região serrana seridoense, dos sete comando executivo municipais, 4 são dirigidos por mulheres.  Ademais, as engrenagens políticas dos outros municípios, ainda estão em débito com a história e a democracia, haja vista que em pleno século XXI, ainda não foram capazes de propiciar a mesma façanha. 
Parte da peça publicitária, na qual, estão as quatros prefeitas dos municípios serranos.

Perfis das prefeitas


Marcia Rejane Guedes Cunha Nobre, 56 anos, é paraibana de João Pessoa/PB, tendo chegado em Florânia aos 15 de idade. É professora, filiada ao (DEM), esposa do ex-prefeito Francisco Nóbre Filho (Dr. Titi). Exerce o primeiro mandato, via eleição direta. Foi diretora escolar e vice-prefeita no período de (2012-2015), tendo assumido a prefeitura, no último ano da gestão, em razão da desistência do então prefeito Júnior de Janúncio. Foi eleita para a prefeitura em 2016.


Maria das Graças de Medeiros Oliveira, 46 anos, filiada ao (PSD), é natural do município de Lagoa Nova. Estudou no povoado Albino, fez magistério em seu município de origem, graduou-se em pedagogia pela UFRN,  em seguida,  tornou-se  professora e foi diretora escolar na rede municipal de ensino cerrocoranse. É esposa do ex-vereador Adevaldo Oliveira. Foi vereadora, em dois mandatos (2006-2014), sempre eleita em primeira colocação. Foi eleita prefeita em 2016.


Iracema Pereira de Lima Campelo, 43 anos, filiada ao (MDB), é mineira de Ipiaçu, embora seja filha de família vicentina. Graduada em história pela UFRN e servidora pública municipal. Exerceu mandato de vereadora em três mandados (2002-2016), sendo que presidiu a Câmara Municipal no biênio (2015-2016). Em 2006, foi eleita prefeita municipal.

Sueleide de Morais Araújo, 44 anos, filiada ao (PSDB), é natural de Florânia/RN. Possui ensino superior completo e é professora de ensino fundamental. É viúva de Airton Laurentino Júnior, que governou o município de Tenente Laurentino Cruz/RN, durante quatro mandatos. Em 2016, consegiu ser eleita prefeita.
Publicidade da FEMURN, com o tem da campanha, em homenagem as mulheres potiguares.
Protagonismo histórico

Mesmo sem tanta continuidade, nessa faixa geopolítica, Florânia é o município pioneiro em sufragar o sexo feminino, nessa instância de poder, em três épocas distintas, ao eleger sua primeira gestora Possidônia S. de Medeiros "Dona Santa", para o mandato de (1948-1953), mais só após um intervalo de 40 anos, veio a gestão de Jandira Alves de Medeiros (1993-1997), viúva do ex-prefeito Sinval Laurentino de Medeiros e quase trinta anos depois, é a vez da professora Márcia Nobre (2017-).


Acervo: Prefeitura de Florânia/RN.



Acervo: Prefeitura de Florânia/RN.








0 comentários:

Postar um comentário