Curso com certificado!

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Adeus ao jornalista Everaldo Lopés, criador do campeonato "Matutão"


De Everaldo, guardo a lembrança solidária com os iniciantes na profissão, boas conversas sobre futebol e charges (Foto Arquivo pessoal).
Eliabe Alves-Repórter 

O Jornalista e escritor Everaldo Lopés, o "Professor", faleceu aos 88 anos,  na manhã de hoje,quarta-feira (26/12), de suficiência respiratória, devido o agravamento de um quadro de pneumonia,  em hospital da Capital do RN.

Minha homenagem Everaldo Lopes, primeiro jornalista a publicar minhas charges na capital Potiguar, em seu espaço na “Tribuna do Norte”, diário impresso, de maior circulação no Rio Grande do Norte. 

Passados alguns anos, do fim de seus textos na coluna ‘Apito Final", colunista esportivo mais lido na cidade do Natal/RN, que atuava no jornal diário matutino “Tribuna do Norte” desde 1988. Antes trabalhou também no extinto "Diário de Natal",além de ter escrito alguns livros sobre a temática esportiva e ter criado o campeonato "Matutão".

Everaldo é filho de também jornalista Pedro Lopes Junior, veterano repórter e comentarista esportivo com mais de 80 anos, dos quais, foram mais de seis décadas dedicadas a cobertura do setor esportivo,  em deferentes periódicos do RN.Vale salientar que, Everaldo é o pai da Jornalista Cinthia Lopes Cardoso, editora de cultura da Tribuna do Norte.

Do “professor Everaldo,” como era conhecido na imprensa, guardo a lembrança de um homem solidário com jovens iniciantes da profissão, boas conversas sobre futebol e charges, suas grandes paixões, sua prosa e atenção nos cafezinhos da redação, quando o visitava em sua mesa de trabalho. 

Guardo três desenhos originais do Edmar, presenteado pelo veterano Everaldo, seus livros autografados: “Da bola de pito ao Apito Final”, “Cartão amarelo 30 anos”, este último, em parceria com o chargista Edmar Viana.Por último, publicou o livro "100 anos de bola rolando no RN". 

"Coleguinha","Chargista dos bons", "Jornalista do Seridó", esses eram os adjetivos, com os quais, Everaldo, um grande crack do jornalismo me distinguia. Valeu mestre!  

Aqui, registro minha gratidão e reconhecimento à sua memória.


Abaixo, colunas de jornais de 2012, publicadas por Everaldo, onde aparece charges de minha autoria:


Um comentário: