Curso com certificado!

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Ordenha marca o início do 6º torneio leiteiro lagoanovense

Vaqueiro ordenha vaca, que disputará o toneiro leiteiro 2018.


Por Eliabe Alves-Repórter

Após a abertura do 6º torneio leiteiro, no começo na noite de hoje (23), criadores preparam animais para a primeira ordenha, que acontecerá às 6hs dessa sexta. O evento faz parte da programação da 63ª Festa do agricultor. É realizado pela Prefeitura de Lagoa Nova/RN, através de suas secretarias.

De acordo com Genilson Pinheiro, Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pecuária, durante a semana, está sendo realizado uma série de cursos destinados aos produtores rurais locais, os temas: Criação e Manejo de Galinha Caipira, Manejo de Pragas e Doenças no Maracujá, além do Curso de Iniciação à Meliponicultura, Controle e Prevenção de Tuberculose, Brucelose em Bovinos, Nutrição do Gado de Leite e outros

A solenidade geral, da mencionada festa campestre, aconteceu na sede da EMATER, na manhã desta quarta (22),  participações de José Mario (Vigário local), Luciano Santos (Prefeito), Iranildo Aciole (Vice- Prefeito), Genilson Pinheiro (Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento), Joseane Gomes (Secretária Municipal de Turismo e Cultura), demais secretários Municipais,  Coordenadores Municipais, Vereadores, equipe da saúde, criadores e plantadores nativos.

Animais confinados em piquetes, na espera de mais um torneio leiteiro.

Bezerros nos corredores do piquete,  recebem cuidados dos tratadores.

Criança, alimenta bezerro, no 6º torneio leiteiro de Lagoa Nova. 
Como começou a nossa história 
A Festa do Agricultor é um evento anual, criado em 1955, pelo Padre João Penha Filho. Segundo atestam as fontes primárias e os documentos fotográficos, o sacerdote daquela data memorável, objetivou elevar a autoestima do camponês no município de Lagoa Nova/RN. Ainda segundo relatos de Elias Coutinho, hoje com 97 anos, um dos mais antigos habitantes nativos da cidade, o vigário local, celebrava a missa e convocava os lavradores para desfilar exibindo seus simples instrumentos de trabalho utilizados na árdua jornada na lavoura. Para a culminância, muitos se reuniam e passavam a noite ralando milho para fazer pamonhas e canjicas para o café da manhã do dia seguinte. Os agricultores ainda realizavam suas modestas doações, além de promover o almoço coletivo no dia da festa. 

A data da festa, também é um momento de resgate dos nossos valores culturais, porto que nosso município, é composto por uma estimativa de 90% de agricultura familiar. “Na minha infância o desfile era muito bonito, era uma festa em que só desfilava famílias do campo, com: mulheres com balaios de ovos, mulheres com galinhas, meninos com jerimuns na cabeça, homens com caçuas de milhos, homens com caçuás de mandiocas, carroças de melancias e feijão. Depois da caminhada pelas ruas da cidade, ficava um montão de produtos agrícolas em frente à Capela de São Francisco”, Recorda a agricultora Benedita Martins, de 57 anos. 

Para a alegria dos agricultores, este a parti de hoje, vivenciam com fé e esperança, a 63ª edição deste evento, que pelo seu significado para a agricultura familiar, resistiu aos sinais do tempo e amadureceu. Neste instante de agradecimentos, pelo bom inverno, convém ressaltar que, diferentemente da zona sertaneja, que historicamente, apresentam grandes latifúndios, com solos quase que completamente impróprios para o cultivo de culturas agrícolas. 

A zona serrana seridoense, por sua vez, apresenta clima e solos propícios ao desenvolvimento da fruticultura e agricultura, com base nos minifúndios, comandados pela agricultura familiar. E, além do fomento na agricultura, também é crescente a bacia leiteira serrana. Essas características, aliadas as técnicas de manejos, propiciadas pelo Governo Municipal e EMATE/RN, são responsáveis pela geração de renda e fixação do homem no campo, 

Na prática, através de mais um torneio leiteiro, cursos e palestras vemos a valorização dos agricultores do município, à medida que, o evento tende a ser realizado com o brilho que a data e momento merecem, onde notadamente perceberemos no desfile, ato religioso, cantoria e forró a alegria contagiante estampada nos rostos de homens e mulheres do campo do município.

Depoimentos:
"Com coração cheio de esperança e alegria, realizamos a 63ª festa do agricultor, evento no qual, todas as honras são dedicadas aos nossos aguerridos homens e mulheres do campo, que cultivam a terra com amor, enfrentando com fé as adversidades, próprias da natureza e clima do semiárido seridoense. Em mais um ano, os olhos do Rio Grande do Norte, se voltam para a Serra de Santana, pois aqui, celebramos nossas histórias e tradições, promovendo uma festa, que de fato, é voltada para agricultores serranos. A Deus e ao nosso padroeiro São Francisco de Assis, agradecemos o bom inverno,  sinônimo de fartura nas mesas de cada família Lagoanovense".

Luciano Santos-Prefeito.

"Paz e bem!
A tradição se repete. E tiramos nosso chapéu para vocês, homens e mulheres, jovens e crianças que embelezam nossa Serra de Santana com seu trabalho que se reproduz no alimento que chega em nossas mesas. Agradecimentos é muito pouco, diante da grandiosidade do vosso trabalho. Rezaremos a missa em ação de graças todos que com o suor do seu trabalho, sustenta sua família e engradece nossa economia. Neste dia de homenagens e agradecimentos, rogo a Deus que em nome de nosso senhor Jesus Cristo continue a derramar bençãos abundantes.Paz e bem!
A tradição se repete. E tiramos nosso chapéu para vocês, homens e mulheres, jovens e crianças que embelezam nossa Serra de Santana com seu trabalho que se reproduz no alimento que chega em nossas mesas. Agradecimentos é muito pouco, diante da grandiosidade do vosso trabalho. Rezaremos a missa em ação de graças todos que com o suor do seu trabalho, sustenta sua família e engradece nossa economia. Neste dia de homenagens e agradecimentos, rogo a Deus que em nome de nosso senhor Jesus Cristo continue a derramar bençãos abundantes. Shalom!"

José Mário de Medeiros-Vigário Local.

VEJA FOTOS INÉDITAS DA ABERTURA DA 63ª FESTA DO AGRICULTOR


Plateia assiste solenidade de abertura.

Prefeito Luciano, durante oficialização do evento,  proferiu discuso de acolhimento.

Prefeito Luciano, na mesa de abertura,  fez agradecimentos e reclamou de perseguições caluniosas.

Autoridades políticas e privadas presentes à cerimônia.


 Servidores e políticas presentes à cerimônia.

Padre José Mario, em discurso contundente, deu uma aula de cidadania, na medida que também denunciou a hipocrisias e  omissões de entes públicos.

Vice-Prefeito Iranildo, em mensagem emocionada, enalteceu a importância da família, homem do campo e lembrou sua fé em Deus.


Secretário Genilson Pinheiro, chamou atenção atenção para o empenho da prefeitura e parceiros, em realação a realização da extensa programação da festa agrícola.

Secretária Municipal de Turismo e Cultura Joseane Gomes, junto aos auxiliares e colaboradores do Turismo, Cultura e Saúde.



0 comentários:

Postar um comentário