Curso com certificado!

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Começa o mais importante evento literário da capital Potiguar

Livros, literatura e música, são as atrações da 4ª edição do Festival Literário de Natal

Haverá presença dos estandes das principais editoras de livros da cidade, entre elas o Sebo Vermelho e a Jovens Escribas e Cooperativa Cultural da UFRN (Foto: Divulgação).

Além de roda de conversas com escritores, no evento literário, também acontece shows dos artistas Morais Moreira, Raimundo Fagner, Zeca Baleiro, e Virgínia Rodrigues (Foto: Reprodução).

Começou nesta quarta (14), à noite e segue até sábado (17), quarta a edição 2016 do Festival Literário de Natal, promovido pela Prefeitura do Natal através da Secretaria de Cultura (Secult/Funcarte) dentro do Natal em Natal. A entrada é gratuita.

Todos os dias, das 8h30 da manhã até meia-noite, os espaços estarão preenchidos com atividades variadas. Haverá atividades também voltadas para educadores e estudantes: tenda Cine Sesc, palestras, oficinas, recitais, lançamentos de livros e apresentações musicais.

O museu Djalma Maranhão terá atividades no auditório Cornélio Campina e no salão de exposições Xico Santeiro. Na área externa, haverá presença dos estandes das principais editoras de livros da cidade, entre elas o Sebo Vermelho e a Jovens Escribas e Cooperativa Cultural da UFRN. Na área de convivência, food trucks e biblioteca móvel da Bibliosesc. Há programação também no Nalva Melo Café Salão. 


Autores/artistas


Este ano, um autor será homenageado: É o escritor mineiro Zuenir Ventura, de 85 anos. Apesar de ausente por motivos de saúde, Zuenir é parceiro de longa data do festival e uma espécie de consultor informal do FLIN.

As rodas de conversa sobre literatura se dividirão em duas tendas: O Espaço Moacy Cirne, agora com capacidade para 100 pessoas, e a Tenda dos Autores com 400 lugares. 

A edição já tem presenças confirmadas de Beatriz Bracher, Ignácio de Loyola, Március Cortez, Marina Colasanti, Woden Madruga, Tácito Costa, Mário Ivo Cavalcanti, Marco Lucchesi e Nei Lopes.

Além de shows, os artistas Raimundo Fagner, Zeca Baleiro, Virgínia Rodrigues e Moraes Moreira – este, membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel – também participarão de bate-papos na tenda sobre seus trabalhos literários. 

O Festival Literário de Natal, na noite de desta quarta (14), a exemplo das edições anteriores, teve inicio em ritmo de literatura oral, valorizando a tradição do violeiro nordestino. A partir das 9h30, aconteceu espetáculos lítero-musicais e apresentações, seguido de palestra com Geraldo Maia sobre a "Erudição dos poetas populares". 

Membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, Moraes Moreira já tem livro lançado na área e faz um recital na Tenda dos Autores, com Ivanildo Vila Nova, durante o Encontro de Cordelistas e Festival de Violeiros.


Quinta com show de Raimundo Fagner


Na quinta-feira (15), a partir das 8h, o Sesc e as editoras potiguares tomam conta da Tenda Principal e da Tenda Moacy Cirne com o espetáculo "Um Sonho de Rabeca no Reino da Bicharada", dirigido por Caio Padilha, Histórias e Violas, do pernambucano Vinicius Viramundos, seguido de contação de histórias e Sessão de Curtas. 

A partir das 18h30 começam os debates literários na Tenda Principal, com presenças de Marina Colasanti, Március Cortez, Tácito Costa e show de Raimundo Fagner às 21h30 fechando a primeira noite. 

Sexta feira com pocket show de Virgínia Rodrigues e show de Plutão já foi Planeta

Na sexta-feira (16), o Flin prossegue com a programação matinal voltada para a contação de histórias com Nara Kelly e depois um bate papo sobre Ilustração com Raissa Bulhões, Veruschka Guerra, Rodrigo Brum e José de Castro. 

Na Tenda Cine Sesc acontece o lançamento e bate papo com os produtores do curta "Mar de Zila", premiado no Edital Cine Natal 2014, promovido pela Prefeitura do Natal. À tarde, o público poderá assistir um bate papo sobre Deífilo Gurgel e ainda um debate com os autores Beatriz Madruga, Patrício, Gonzaga Neto e mediação de Carlos Fialho.

À noite, a literatura invade novamente a Tenda Principal, com debates imperdíveis reunindo Woden Madruga, Alex Nascimento, Mário Ivo Cavalcanti, Marco Lucchesi, José Paulo, Raimundo Fagner e para fechar a noite um pocket show de Virgínia Rodrigues dentro da Tenda dos Autores e fora dela show de Plutão já foi Planeta. 


Sábado com show de Zeca Baleiro


No sábado, último dia desta quarta edição do Festival Literário de Natal, a programação começa às 9h30 com Sarau Lítero Musical e Seminário das Academias. À tarde, bate papo com as editoras potiguares. Palestra Paulo Varela e convidados – Espetáculo Sertão inverso e ainda bate-papo com Cícera Bruna e Débora Seabra sobre literatura e inclusão. 

À noite, a literatura volta a invadir a Tenda Principal com mesas e debates com Zuenir Ventura, Nélida Piñon e Ignácio de Loyola Brandão e Rita Gullo com o show Solidão no Fundo da Agulha, espetáculo composto pelas memórias do escritor em momentos marcantes de sua carreira. Às 22h, fechando a quarta edição do FLIN, show de Zeca Baleiro.

NJ



0 comentários:

Postar um comentário