Curso com certificado!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Assembleia realiza sessão no dia 14 para homenagear personalidades



Qual potiguar não conhece pelo menos uma estrofe da canção “Linda Baby” de Pedrinho Mendes. A música composta pelo cantor e compositor tornou-se um hino não-oficial de Natal por exaltar com poesia impar as belezas e o jeito tão peculiar do povo da capital. Por conta da sua trajetória, Pedro Mendes foi escolhido pela Assembleia Legislativa do  Rio Grande do Norte como um dos homenageados com a Medalha do Mérito Cultural, numa solenidade marcada para acontecer na próxima quarta-feira (14), às 9h, no plenário da casa legislativa potiguar. Além do artista também receberão a Medalha do Mérito Cultural o historiador Augusto Maranhão Valle, o poeta Diógenes da Cunha Lima, o artista plástico Flávio Ferreira de Souza Freitas e o arquiteto Ubirajara Galvão (in Memoriam).
 
Pedro Mendes iniciou a carreira profissional em 1980 e apresentou suas canções pelo Brasil e na Itália. Ele é um dos principais destaques da música potiguar. Natural de Parnamirim, o cantor e compositor, lançou dois LPs, recebeu vários prêmios, participou de grandes projetos e, pelo trabalho que desenvolveu ao longo de 35 anos, conquistou o reconhecimento de estrelas da música popular brasileira, como Moraes Moreira, Lenine e Gilberto Gil, cuja parceria For a Hungry Man teve seu registro audiovisual gravado pelo projeto Som Sem Plugs.
 
A repercussão nacional do trabalho de Pedro Mendes começou cedo, em 1983, quando foi selecionado para participar do projeto Pixinguinha. O potiguar percorreu o Brasil ao lado de artistas de outros estados que também buscavam espaço. O sucesso foi rápido e imediato. Assim que o circuito terminou, Pedro Mendes foi avisado que tinha sido selecionado para o Pixingão, uma reunião dos melhores shows do Pixinguinha, e percorreu mais uma vez o país, agora dividindo o palco com o ídolo João do Vale.
 
O primeiro registro fonográfico em disco de Pedro Mendes ocorreu em 1983, no LP Música Universitária, interpretando as canções O sétimo sonho (autoral) e Amanhecer (em parceria com Heraldo Palmeira). A veia artística pulsava através do ritmo e gingado que imprimia nos shows e também das composições que nasciam uma atrás da outra. E logo veio a oportunidade de lançar o primeiro disco autoral. Em 1987, com o dinheiro guardado de um trabalho feito numa campanha eleitoral no ano anterior, Pedro Mendes entrou em estúdio para gravar o LP Esquina do Continente.
 
 
Mais homenagens

 
Além da Medalha do Mérito Cultural, os deputados estaduais também irão render homenagens, através das medalhas Mérito Legislativo e do Mérito Social, a sete personalidades: Monsenhor Ausônio Tércio, Cláudio Santos, Dom Jaime, Geraldo Melo, Poti Júnior, Pastor Martim Alves e Wilma de Faria. "É sempre muito bom valorizar o exemplo. Através do trabalho dos homenageados com as medalhas do Mérito Legislativo, Social e Cultural esperamos estar reconhecendo o trabalho já realizado por cada umas das personalidades e que seus exemplos se multipliquem para o bem comum da sociedade potiguar e brasileira", disse Ezequiel Ferreira de Souza, presidente da Casa.
 
O evento, que marca o encerramento das solenidades da Assembleia em 2016 também contará com uma mostra do artesanato potiguar e exposição fotográfica de 10 fotógrafos que cobrem os trabalhos da Casa.   

FONTE:Novo
 
 

0 comentários:

Postar um comentário