Curso com certificado!

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Luciano Santos: o primeiro ex-vereador eleito prefeito em Lagoa Nova


Galeria da prefeitura, em mais de meio século, apresenta pouca renovação política e resumidas alternâncias de poder (Foto: Reprodução).

Por Eliabe Alves- Jornalista.

Lagoa Nova/RN, município serrano, com pouco mais de meio século de emancipação política, em fase de crescimento, pois já segundo o senso do IBGE/2010, somos o quinto município mais populoso do Seridó/RN, apresentando crescimento econômico gerado no comercio e exploração de energia de fonte renovável, expansão urbana e rural, por meio de minifúndios, caracterizado pela agricultura familiar, onde também há uma notória a deformação política local, em todo esse tempo, poucos nomes se revezaram no comando da Prefeitura. Por outro lado, o Poder Legislativo municipal,  encontra-se fragilizado, prova disso é: não apresentar histórico de ascensão de lideranças parlamentares, para ocupar acento no Poder Executivo. Esse feito, de ordem política, seria o caminho natural a ser percorridos, por inúmeros prefeitos,  em outros municípios brasileiros, antes de galgar a chefia das prefeituras.

Em Lagoa Nova,  candidaturas são impostas e, por sua vez, nem sempre representam os anseios e vontades populares. Quando olhamos, a galeria de ex-prefeitos, vemos que não houve ambiente propício ao surgimento de novos nomes na cena política lagoanovense, haja vista que, fomos governados por apenas 6 prefeitos. Em mais de 50 anos, vemos o seguinte quadro: Francisco Jerônimo com 3 mandatos, João Luís Vitor com 2 mandatos, Erivan Costa com 4 mandatos, Geraldo Dantas com 2 mandatos, Genilson Pinheiro com 1 mandato e João Maria com 1 mandato. Estes prefeitos, e vereadores, às suas maneiras, deram parcelas de contribuição para o desenvolvimento do município, sendo que, uns menos e outros mais.  


Luciano santos, em companhia do pai (De boné) e correligionários, após a vitória nas urnas, inovou os costumes políticos, pedindo respeito aos adversário,   declarando que promoverá uma administração para todos (Foto: Paulo Henrique).

Na esfera política, este lugar não progrediu da maneira esperada, sendo que, observa-se facilmente marasmo nos costumes políticos, monotonia assistencialista, mesmice no discurso da velha política, posto que estas práticas contrastam como avanço natural dos empreendedores da cidade, muito embora, os organismos políticos locais, na contemporaneidade, não foram capazes de estabelecer políticas publicas, para acompanhar a evolução dessa urbe de forma propositiva, sobretudo, nas organizações e prerrogativas da gestão, por meio da eficiência na administração pública, ressaltando a importância do município, uma vez que é nesse espaço onde se vive e se trabalha.

FATO NOVO
A revelia das situações lamentáveis, expostas neste artigo, no ainda recente dia 02 de outubro, democraticamente, os eleitores lagoanovenses, elegeram a chapa puro sangue: Luciano Santos (PMDB) e Iranildo Aciole (PMDB), ambos compuseram a "Coligação Unidos por Lagoa Nova", contando com apenas duas agremiações partidárias: (PMDB/PTB). A ascensão de Luciano à prefeitura, representa uma ruptura no ciclo de poder da oligarquia que governa a cidade por 12 anos e, também apresenta uma novidade de grande relevância democrática, ou seja, pois, é primeira vez na história, que um ex- vereador elege-se prefeito nesta cidade.

Para o exito da campanha, Irailde Aciole foi uma das peça fundamentais,  inspirou-se no exemplo de dignidade do pai, Antônio Aciole In - memória, histórico militante do futebol e do partido vencedor, com discursos prepositivos, de paz e respeito aos adversários (Foto: Reprodução).

A ORIGEM
Luciano Santos, na infância, participou de evento estudantil em sua cidade de origem (Foto: Arquivo pessoal).
Luciano Silva Santos nasceu na cidade de Campina Grande/PB, em 2 de agosto de 1973, é filho de uma dona de casa e um funcionário publico. Casado e pai de um casal de filhos. Na adolescência, após concluir o curso de Técnico em Contabilidade, começou trabalhar em Campina Grande, na empresa de familiares de Geraldo Dantas (In-memorian). Depois foi transferido pela a mesma empresa para Currais Novos/RN, local onde se formou em Administração/UFRN. Ingressou na política lagoanovense, através da indicação e apoio do ex-prefeito Geraldo Dantas, aqui, se elegeu vereador pelo (PP), em dois mandatos consecutivos (01/01/2005 e 31/12/2008); (01/02/2009 e 31/02/2013), durante o último mandato no parlamento de Lagoa Nova, cursou a faculdade de Direito na Uni/RN. Em 2012, filiou-se ao PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) e, por esta sigla partidária, concorreu à prefeitura pela primeira vez, tendo com companheiro de chapa o ex-prefeito Genilson Pinheiro Borges (PTB), mas, naquela pleito não obteve vitória eleitoral. 
Na infância com os país e irmãos em Campina Grande/PB (Foto:Arquivo pessoal) 




 COLIGAÇÃO PEQUENA

Após a primeira tentativa, da qual não conquistou vitória,  mesmo assim, Luciano, não baixou a cabeça, perseverou e encabeçou a eleição vitoriosa de 2016, com o apoio do ex-prefeitos Genilson, vereadores, lideranças e correligionários, escolhendo como vice Iranildo Aciole da Silva, de 48 anos, militante do (PMDB), que nunca havia disputado eleição, porém, alcançou popularidade, prestigio e aprovação dos eleitores. A campanha começou com a coligação contando apenas, com dois partidos, enfrentando às coligações "Força do Povo" e "Liberdade e Consciência", que somavam onze partidos políticos. 

Casado e pai de um casal de filhos. Na adolescência, após concluir o curso de Técnico em Contabilidade, começou trabalhar em Campina Grande, na empresa de familiares de Geraldo Dantas In-memorian (Foto: Reprodução).


TRIUNFO NAS URNAS
Desde convenção, a chapa vencedora, demonstrava que havia conquistado maior empatia dos eleitos, consolidada com adesões de famílias, em todas as caminhadas, comícios, passeatas, postagem e mobilizações da coligação nas redes sócias. Passado o período de campanha eleitoral, a população de Lagoa Nova, espera dos eleitos, Luciano Santos e Iranildo Aciole, que tomaram posse em primeiro de Janeiro de 2017, o comprimento do plano de governo,  gestão publica, que entre os requisitos; enxergue a cidade com realismo, para que só assim, entenda às necessidades cada cidadão.

É tempo de tecer o amanhã... É tempo de mudança...

0 comentários:

Postar um comentário