Curso com certificado!

sábado, 29 de outubro de 2016

Escola de Lagoa Nova homenageia artista plástica mexicana Frida Kohlo


Painel mostrando o retrato e tema da culminância cultural escolar (Foto: Divulgação).

Por Eliabe Alves

Como proposta de projeto de leitura, habitualmente desenvolvida pelo o CEAS (Centro Educacional Altiva Santos), em Lagoa Nova/RN, nesta sexta-feira(28), a instituição de ensino privado, que atendente uma clientela de 125 estudantes, com idades entre (2 a 12) anos, nos turnos matutino e vespertino,  desenvolveu por meio das atividades educacionais de 18 educadoras,  este ano, para em unidade, promover evento cultural, cujo o tema foi: "Frida: vida, arte e morte". 

Desenhos, elaborados por estudantes, retratando a homenageada do projeto de leitura (Foto: Divulgação).

Conforme Ana Paula Bezerra, professora de história, arte e literatura,  o evento cultural, de incentivo a leitura,   homenageou a artista plástica mexicana Frida kolho (1907-1954), mediante encenação teatral e desenhos produzidos por alunos, que abordoram a biografia de uma das maiores referências mundiais da pintura, no gênero auto-retrato. "Nós que fazemos o CEAS, temos como um de nossos objetivo; o incentivo a leitura e, tivemos como proposta anual-Uma escola que forma leitores. E, a parti das aulas de literatura, nossos alunos, mantém o contato com os livros", relatou a professora Ana Paula.

Em cena: dramatização do casamento religioso de Frida e Diego Rivera (Foto Digugação).

Acerca da experiência do projeto, falou ainda a Professora Ana: "O evento realizado, foi o resultado final de leituras realizadas em sala de aula, durante o 3º bimestre, baseado na vida e obra de Frida", explica. Ainda de acordo com Raimunda Altiva, diretora da escola, este evento, significa uma forma de mostrar a comunidade local, de que forma o CEAS pretende fazer com que os alunos, estejem preparados para o futuro como leitores do amanhã", conclui.


Saiba mais


Frida Kahlo nasceu em 6 de julho de 1907 na casa de seus pais, conhecida como La Casa Azul (A Casa Azul), em Coyoacán, na época uma pequena cidade nos arredores da Cidade do México e hoje um distrito.Em 1925, aos 18 anos, aprende a técnica da gravura com Fernando Fernandez. Então sofreu um grave acidente. 


Um bonde, no qual viajava, chocou-se com um trem. O pára-choque de um dos veículos perfurou-lhe as costas, causando uma fratura pélvica e hemorragia. Frida ficou muitos meses entre a vida e a morte no hospital, teve que operar diversas partes e reconstruir por inteiro seu corpo, que estava todo perfurado. Tal acidente obrigou-a a usar coletes ortopédicos de diversos materiais, e ela chegou a pintar alguns deles (como o colete de gesso da tela intitulada A Coluna Partida').



Durante a sua longa convalescença, começou a pintar, usando a caixa de tintas de seu pai e um cavalete adaptado à cama.



Em 1928, entrou no Partido comunista mexicano e conheceu o muralista Diego Rivera, com quem se casa no ano seguinte. Sob a influência da obra do marido, adotou o emprego de zonas de cor amplas e simples, num estilo propositadamente reconhecido como ingênuo. Procurou na sua arte afirmar a identidade nacional mexicana, por isso adotava com muita frequência temas do folclore e da arte popular do México.

Entre 1930 e 1933 passa a maior parte do tempo em Nova Iorque e Detroit, com Rivera. Entre 1937 e 1939, recebeu Leon Trotski em sua casa de Coyoacán.

Em 1938 André Breton qualifica sua obra de surrealista em um ensaio que escreveu para a exposição de Kahlo na galeria Julien Levy de Nova Iorque. Não obstante, ela mesma declarou mais tarde: Pensavam que eu era uma surrealista, mas eu não era. Nunca pintei sonhos. Pintava a minha própria realidade.

Em 1939 expõe em Paris na galeria Renón et Colle. A partir de 1943 dá aulas na escola La Esmeralda, no D.F. (México).

Em 1953 a Galeria de Arte Contemporânea desta mesma cidade organiza uma importante exposição em sua honra.

Alguns de seus primeiros trabalhos incluem o Auto-retrato em um vestido de veludo (1926), Retrato de Miguel N. Lira(1927), Retrato de Alicia Galant (1927) e Retrato de minha irmã Cristina (1928).

Com dados  da Wikipédia livre.


Equipe: docentes do Centro Educacional Altiva Santos, responsável por desenvolver o projeto de leitura ( Foto: Divulgação).




Em cena: morte e velório da artista e ativista Frifa Kahlo (Foto Digugação).



Um comentário:

  1. Admirável iniciativa! Muito importante como instrumento para despertar a leitura e pesquisa. Aos idealizadores, os nossos parabéns. Ao jornalista, igualmente, pela divulgação.

    ResponderExcluir