Curso com certificado!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Relembre épocas gloriosas do "Verdão do Seridó"



A Sociedade Esportiva Palmeiras, de Lagoa Nova/RN, também conhecida entre seus numerosos torcedores como “o verdão do Seridó”, fundado em primeiro de janeiro de (1970), ao longo do tempo, vem escrevendo decisivos e emocionantes capítulos da história do futebol amador na micro região da Serra de Santana.


Escalação invicta  dos anos (80). Em pé, da esquerda para direita: Dida, Preta, Raimundo Victor, Vavâ Amâncio, Neto e Miguel. Agachados: Jacinto (Pé seco), Deca Borges, Bidoca, Santo e Rosa Barbosa (FOTO: Arquivo de Rosa Barbosa) .

No início de sua trajetória, o Palmeiras viveu uma fase de glória, conquistando títulos e jogando até contra equipes profissionais, isso, fez com que o torna-se um clube de tradição regional. Atualmente, campo de futebol próprio carecendo de uma sede, “O primeiro terreno (campo de aveloz), foi doado pelo então prefeito Francisco Jerônimo de Medeiros (Chicó Bernadino). Já no início dos anos (90), o prefeito Genilson Pinheiro Borges, percebeu que a cidade estava crescendo, então, resolveu propor a nossa direção, outro terreno para o local, onde até hoje funciona o campo de nosso time, cujo nome é (Chicozão), que também é usado por outros times e escolas na realização de treinos, torneios e campeonatos”, esclarece Paulinho Gregório, atual presidente do clube. O elenco jovem dá continuidade a seus trabalhos, sem esquecer os nomes dos veteranos que brilharam nos amistosos, torneios e campeonatos dos fins de semana, como: Vavá Amâncio, Rosa Barbosa, Deca Borges, Preta, Bidoca, Claudio Paz (Cal), Jacinto Paz (Pé seco), Deléia, Mazola, Raimundo Victor, Dedé Moura,Chagas Felipe, Ribamar Felipe, Paulinho Felipe, Jerry Melo e outros. “Os jogadores de minha época, que fundaram o time são: Nó Viturino, Cosme de preá, Chiquinho Amâncio, Negro Duda, eu, Saturno Melo, Aristides Ana, Biulinha, Joaquim Gregório, Assis Bondade e Tonhinho Melo”, lembra Manoel Gregório, um dos pioneiros palmeirenses. Entre os títulos que o time ganhou destacam-se: A Taça Caju, Bicampeão do Torneio da amizade, Bicampeão da taça Garibaldi Filho, Bicampeão da Copa Serrana, Vice-Campeão do torneio Copa AM de Parelha/RN, Bicampeão da Copa dos Campeões, Campeonato Matutão, Taça da cidade de Lagoa Nova e outros. “Joguei no Palmeiras de (1977-1990), fui considerado um dos melhores jogadores do futebol amador do Seridó, ganhamos jogos contra o Potyguar de Currais Novos/RN, ganhamos também de times de outras cidades vizinhas e também em Frei Martinho da Paraíba”, lembra Rosa Barbosa.



Força de vontade nas adversidades
Por outro lado, mesmo impressionando com belo futebol, os bravos jagadores do Palmeiras, bem como, os demais atletas lagoanovenses, ao longo do tempo, vêm enfrentando crises com os precários investimentos municipais em esporte, fazendo com que, os clubes locais continuem driblando seus problemas, quase que sozinhos. “Nossa maior dificuldade em manter o time é a falta de recursos financeiros para a compra de material esportivo, pois, todas as nossos despesas são custeadas pela diretória e os nossos jogadores”, pontua Paulinho Gregório. Hoje, existem ações desenvolvidas pela prefeitura, tais como: Calendário Esportivo, Projeto Bom de Bola na Escola, Copa da Prevenção, Jogos escolares intermunicipais (JOMEL), e FUTSAL de veteranos. Mas, a única saída eficaz para atender as demandas do esporte é a criação de um fundo municipal para esporte, aprovado por lei, bem como prioridade no orçamento público. Isso serviria para custear projetos esportivos, campeonatos, torneios em diferentes modalidades esportivas, premiações, bolas, redes etc. Independente de quem for o político que esteja em funções, mandatos ou época, ao longo da história do município de Lagoa Nova, os Governos Municipais executaram medidas paliativas, que ajudaram, mas, não atendeu as necessidades básicas dos atletas de maneira satisfatórias.



Em suma, a Sociedade Esportiva Palmeiras de Lagoa Nova, com quatro décadas e meia de história, é por assim dizer, o clube mais antigo em atividade. No passado foi dirigido por Sargento Belarmino, Geraldo (Gogô), José Nozinho, Rosa Barbosa, Deca Borges, Chagas Lima e Erinor Faustino. Sua atual diretória é composta por: Presidente - Paulinho Gregório, Vice – José Javane Guilherme, Tesoureiro – Alexandre Guilherme, I Conselheiro e treinador – Paulo Roberto Miranda, II Conselheiro Erinor Faustino Moura. Depois do Palmeiras, o segundo time mais antigo é o Guarani Esporte Clube, com mais de trinta anos de existência. Valendo salientar que, no passado houveram também o Goiás Futebol clube, Supermercado Ulisses, Portuguesa, Beija Flor, Ginásio Adalgiza e outros. As agremiações esportivas, que atuam na contemporaneidade são: Palmeiras, Guarani, Grêmio, Vila Nova, Náutico, Atlético, Esporte, Nova Esperança, Alecrim, São Paulo, Escadão, Santa Cruz, América e Vitória.


Eliabe Davi Alves- Proprietário de O Jornal da Serra.

0 comentários:

Postar um comentário