Curso com certificado!

quarta-feira, 1 de julho de 2015

“Sempre alerta!"


Projeto “Escotismo nas escolas” faz com que grupos escoteiros se fortaleçam no Rio Grande do Norte e se espalhe na região da Serra de Santana.
 
O escotismo ensina valores humanos, patrióticos e culturas em grupos (Foto: reprodução).

Escoteiros realizam atividades que proporcionam contato com a natureza (Foto: cedida).



“Sempre alerta!”, esse bordão é saudação escoteira, utilizada entre os membros do Escotismo em qualquer lugar onde o movimento se instale. Fundado na Inglaterra por Baden-Powell, em (1907), em solo potiguar, o movimento começou por iniciativa do poeta Henrique Castriciano, que criou oficialmente o escotismo no RN, no dia 24 de junho de 1917, com a participação da Base de Natal, através do comandante Antônio Monteiro Chaves e do professor Luiz Soares de Araújo.
O projeto Escotismo das escolas potiguares objetiva complementar educação formal oferecida pelas escolas públicas com propostas educativas da União dos Escoteiros do Brasil, cuja meta é fundar (172) Grupos Escoteiros nas Escolas Estaduais do Rio Grande do Norte. Durante os últimos anos, o projeto citado está fazendo com que novos grupos escoteiros sejam criados, bem como com que grupos desativados em municípios também se revitalizem em vários pontos do Estado. Na região da Serra de Santana, os grupos se expandem em Cerro Corá, Tenente Laurentino Cruz e Florânia, sendo que, também há perspectivas de criação de grupos em Lagoa Nova, Bodó e revitalização em São Vicente. “O Escotismo surgiu em Tenente Laurentino por falta de projetos sociais, foi fundado em vinte de setembro de (2013), funciona em um prédio cedido por uma associação desativada, contamos com um número de (80) crianças e adolescentes”, disse Mércio Alves, presidente do grupo de Escoteiros (147), cujo nome é: professora Gilza de Medeiros em Tenente Laurentino.

Método educativo Escoteiro
A proposta educativa dos Escoteiros do Brasil é proporcionar atividades educativas – para jovens e crianças de forma atraente e variada - estimulando-os no processo de aprendizagem continua através do aprendizado pela ação (Metodologia Escoteira), ou seja, desenvolvimento de atividades que mostrem a realidade, como as coisas acontecem, desde uma apresentação a uma audição. “O Escotismo como instituição filantrópica, está inserido nas escolas, está também tramitando nas Assembleias Legislativas de cada Estado brasileiro, projeto de Lei que, propõe transformar o escotismo em disciplina escolar”, reitera Mércio Alves. Um exemplo é que, para o jovem aprender o que é responsabilidade, dá-se responsabilidade para ele. Os saberes do escotismo passam por experiências, não são separados da realidade, ou presos a um mundo abstrato. Não são aulas, são excursões, atividades de campo. “Nosso grupo em Florânia, promove atividades culturais, esportivas, acampamentos e etc. Nossa maior dificuldade é a falta de apoio da prefeitura”, reivindica Ranieri,  presidente de grupo em Florânia.
Saiba mais

O método do Escotismo também desenvolve comportamento solidário através de atividades de serviço ao próximo e da vida em grupo, contribuindo para a melhoria do ambiente escolar e da própria comunidade. Além disso, oportuniza a participação de crianças, jovens e adultos em movimento centenário que congrega pessoas do mundo inteiro através de uma fraternidade que desenvolve o respeito pelos povos e a promoção da paz mundial. Para os interessados em criar grupos escoteiros em seus municípios, a dica é entrar em contato com a União de Escoteiros do RN: www.escoteirosrn.org.br/badenpowell.php

0 comentários:

Postar um comentário