Curso com certificado!

terça-feira, 10 de outubro de 2017

FILME DE DYNHO SILVA É EXIBIDO EM CIDADES DO RN

Dynho Silva, produtor de Cinema, compartilhando experiências com a plateia (Foto: O Jornal da Serra).

Por Eliabe Alves

Depois do município de Serra Negra Norte, ser contemplado com a passagem da mostra de filmes, que está pelo terceiro ano, rodando o território Potiguar. Neste último fim de semana, foi também a vez de Florânia/RN e circunvizinhança, receberam as projeções audiovisuais do TRINCA. Na abertura do evento, em breve discurso, o chefe de gabinete da prefeitura local Júnior Silva, em nome da prefeita Márcia Nobre, deu as boas vindas aos produtores, ao passo que também, ressaltou a relevância das produções cinematográficas do município. “Essa mostra, é de suma importância para os floranienses e cidades vizinhas. E, nossa cidade, todos sabem, se destaca na produção de filmes”, disse.

Por habitarem regiões distantes da capital, muitos habitantes do interior norte-rio-grandenses não dispõe de acesso a “sétima arte”. E graças a um projeto inovador, inúmeras pessoas obtiveram oportunidade de vê na telona, exibições inéditas, de produções de cinema autorais, classificados para a mostra itinerante da TRINCA AUDIOVISUAL. de acordo com Dênia Cruz, produtora do TRINCA, o objetivo do projeto, sempre foi divulgar o cinema potiguar, como está sendo feito e para os potiguares. 

A equipe que faz o TRINCA, é uma equipe composta por pessoas que trabalham com audiovisual, que tem como premissa, o desejo que as pessoas que estão no interior, soubessem o que está sendo feito pelos cineastas conterrâneos. Isso é uma realização, tendo em vista que o mencionado projeto já existe desde 2014. Em suas edições seguintes, a mostra está se firmando como uma oportunidade única, do realizador potiguar se mostrar na tela, e fazer com que o espectador potiguar também assista e conheça esse cinema.

Fomento ao cinema autoral 

“A gente só conseguiu trabalhar dentro de Natal, mas, a partir de 2016, promovemos teste de visitar cidades do interior e, consequentemente, podemos ver o quanto é necessário fazer esse fomento do audiovisual, despertando todo um público. As pessoas percebam como é fazer cinema, longe da produção comercial, que inclusive a maioria dos municípios; não tem nem acesso a isso”, explica Dênia.

Entre os produtores independentes, selecionados para a mostra que é parte do projeto que conta com os patrocínios da COSERN, Governo do RN, fundação José Augusto e Lei Câmara Cascudo, estava o jovem lagoanovense Dynho Silva, que falou a reportagem de O JORNAL DA SERRA, acerca da alegria de ter um filme selecionado para a mostra. “Já estava eufórico por meu filme ter sido selecionado, mas ver aquilo acontecer, poder estar lá, sentir a energia, não há palavras para descrever, foi simplesmente uma experiência única”, pontua.

Ainda conforme Dynho, que representou o município de Lagoa Nova/RN, a experiência faz querer produzir mais, fazer mais, afinal, segundo ele mesmo diz: “estamos apenas começando e o caminho pode ser longo, mas também é repleto de possibilidades". “O Espelho” é o nome do curta de terror, selecionado para exibição Drops, cuja produção e direção são de Dynho. Tendo como protagonista o ator Wellington Silva. Entre as pessoas que assistiram as projeções de cinema no centro da cidade de Florânia, estava a estudante Laura beatriz, que na oportunidade, foi ouvida pela nossa reportagem e considerou bacana, e sobremodo interessante, assistir produções de pessoas comuns. Ao final da matéria, a adolescente declarou que se vê nos enredos dos filmes que assistiu. 

Link do filme "Espelho" no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=wR9-ZfHrbUk



Grande público, assiste a exibição de filme do produtor lagoanovense (Foto: OjO Jornal da Serra).


Equipe do TRINCA AUDIOVISUAL, entre o repórter Eliabe Alves e o cineasta Dynho Silva (Foto: O Jornal da Serra). 




0 comentários:

Postar um comentário