Curso com certificado!

terça-feira, 28 de junho de 2016

Cerro Corá perde o animador cultural Sebastião Canário


Sebastião Canário, em imagem de 2015, durante homenagem e reabertura do Cinema Canário (Foto: Aíldo).

Faleceu nesta segunda-feira(27), em Cerro Corá/RN, aos 93 anos de idade, Sebastião Canário de Brito, histórico produtor cultural daquele município, fundador do Cine Canário, além de ter marcado época em projeções de cinema na cidade, também foi ex-vereador nos anos 70 e, fundador  Partido do Movimento Democrático  Brasileiro cerrocoraense (PMDB).

Figura ímpar na sua cidade natal, Sebastião Canário, nas palavras do geografo João Brito, seu sobrinho, via Facebook: " Talvez tenha sido um multi mídia fora de época pois o Senhor foi mestre de muitas artes: Músico Instrumentista, Alfaiate, Juiz de Futebol, Animador Cultural (Pau no Sebo, Gato no Pote...), Comerciante, proprietário de Cinema e tantas outras facetas", ressalta o protagonismo de Sebastião.

Sebastião, preparando crianças para a prática do futebol em Cerro Corá (Foto: Reprodução).

Ainda de acordo com o conterrâneo Rodivan Barros, servidor da (UFRN), Sebastião, foi o homem que desenvolveu o entretenimento na cidade, como: pioneiro na exibição da sétima arte, o jogo do preá nas noites de festas, criação de uma banda de música, a preparação da garotada para a prática do futebol, além de outras atividades. Ele também era proprietário de um armarinho, onde comercializava miudeza em geral. 

Sebastião Canário foi homenageado pelo prefeito Raimundo Marcelino, "Novinho" e a equipe do Ancora quando reabriram o Cine Canário. Sebastião, com sua partida, deixar saudade aos cerrocoraenses, bem como,  um legado deixa uma larga folha de serviços prestados a Cerro Corá.  

Seu corpo está sendo velado no Cine Canário, no centro na cidade, e será sepultado as 15hs, no Cemitério São João Batista.
Velório de "Bastião" no Cine Canário (Foto: Valdir Julião).


Sebastião e o sobrinho João Brito, em momento de pate-papo e descontração (Foto: Reprodução).


Jornalista Valdir Julião, via blog Cerro Corá NEWS: Velório de Sebastião Canário no salão do cinema que ele fundou, ao lado dos irmãos Manoel e Severino Canário (único vivo), no começo dos anos 70. Sepultamento previsto para as 15 horas desta terça-feira (28), no cemitério público municipal de São João Batista, onde também foi enterrado o corpo de dona Nizete, mulher do barbeiro Raimundo Panta, que faleceu na semana passada. Cerro Corá havia perdido, ainda, a viúva do falecido coveiro Chico Xixi.

DEPOIMENTOS VIA FACEBOOK:


João Alfredo: Merece muitas homenagens por tudo que fez por nossa cidade.


Socorro Bezerra: Meus sentimentos! Deus conforte a família.


Maria Salete Medeiros: Meus sentimentos a família!


Maria de Fátima Lins:Meus sentimentos.

Maria da Luz Cavalcanti: Va com deus meus sentimentos para sua filha Maria abraço vavá e daluz

Irimar Guimarães: Descanse em paz amigo Basto como eu o chamava. Grandes lembrancas...nossas condolencias aos familiares e um grande abraco para minha amiga Maria Canário.

José Hélio: eu o conheci ele foi e sempre sera um exemplo de cidadão cerrocoraense obg deus e toma conta dele o coloca em um bom lugar.

Vitória Fiona: meu grande papai Noel. 😢

Wal Mello: Quantas lembranças boas quando criança.adorava o jogo do préa.meus pêsames a família.
José Euber Soares: Uma grande figura da minha juventude .Meu lamento.

Rodolfo Guedes: Ele faleceu na época q mais gostava, os festejos juninos. Quando criança eu só comprava os traques e etc a ele.

João Brito: Multimídia. Tio Sebastião foi o Animador Cultural de Cerro Corá.

Ozair Luiz: Descanse em paz eterno papai Noél

Neci Soares: Descanse em paz Sebastião Canario ,meus sentimentos a familia

João Vilmar Azevêdo: Conheci Sebastião Canário quando ainda era alfaiate, lá pela década de 1950. Poucos provavelmente sabem que, por muito tempo, ele exerceu essa profissão. Já era locutor da Divulgadora da Cidade àquela época. Aprendeu a tocar acordeom e fez daí seu ganha pão. Dancei muitas festas por ele tocadas. Foi, como já disseram, um homem eclético. Contribuiu muito para a cultura da cidade. Deixa um legado valioso ao município. Associo-me aos familiares pela saudade da sua partida. Vá em paz Bastião. Missão cumprida.

Nelson Estevam: Meus pêsames para toda família Canário. Os Cerrocoraenses estão de luto com perda do ilustre Sebastião Canário.

Marcelo Silvestre: Descanse em paz!

Maria Iris Guimarães: Minha homenagem a SEBASTIÀO CANARIO que promoveu e incentivou a cultura em CÊRRO-CORÁ, que,com seu incansável trabalho, me fez conhecer e gostar da SANFONA, de cinema e me mostrou que o povo é quem faz a festa!!!! Tive a alegria de lhe agradecer por tudo isso e dizer que ele era MEU ALFREDO brasileiro...(me referindo ao personagem do filme italiano Cinema Paradiso).Meu abraço carinhoso em Maria e Carlinhos e nos cerrocoraenses que o admiram.Wilmar me lembro dele, tb ,como alfaiate, do armarinho e das noites de Natal..

Lindoia Canário: Tio Sebastiao va com Deus p sua nova morada.Sua missao na terra terminou p enquanto.Que Deus te ajude p chegar ao encontro da luz.

Maria do Socorro Florêncio: Descanse em Paz...Sentimentos à família

Rodivan Barros: Seu Sebastião, descanse em paz ao lado de dona Raimunda, sua esposa, que também compartilhou com a sua vivência cultural na cidade.

Manynho O comunicador do Povo: Lembro que nos anos 70 ele passava filmes em Bodó as segundas feira.

Nelson Estevam: Assisti filmes no Cine Canário onde o Sr. Sebastião usava um projetor manual. Que Deus guarde ele no melhor lugar do céu.

Ana Medeiros: Descase e paz.

Eliene Medeiros: Descanse em paz!





2 comentários:

  1. Obrigado. Sebastião Canário foi um grande Animador Cultural e um Multi Mídia fora de época.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado. Sebastião Canário foi um grande Animador Cultural e um Multi Mídia fora de época.

    ResponderExcluir