Curso com certificado!

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Sinais de irmã Dulce em lagoa nova

“É pela oração que obtemos de Deus, as forças necessárias para bem desempenhar nossa missão”.

RARIDADE: Lagoanovense Maria Gorette, na condição de freira, durante anos conviveu com Irmã Dulce, que pela obras de caridade, voltadas às camadas mais humildes ficou conhecida por "anjo bom  na Bahia" (Foto cedida).

Recordamos a data de nascimento de nossa beata Dulce dos Pobres (26/05/1914), e os 60 anos de fundação das Obras Sociais Irmã Dulce - OSID, e sua data de beatificação (22/05/2011), fomos surpreendidas com a feliz notícia de sua canonização, evento tão esperado, tão almejado por todas as pessoas que, próximas ou distantes dessa humilde serva de Deus, conseguiram enxergar nela o agir de Deus que é bom para com todos e nunca desampara os pequeninos.

Seu compromisso com a vida, e seu ardoroso empenho em alcançar justiça e dignidade para os filhos de Deus, lhe fizeram desde muito cedo, mais precisamente com 13 anos de idade, atender em sua própria casa pobres e doentes da sua vizinhança. Ali, iniciava o grande carisma de amar e servir, que se concretizou com a edificação do complexo OSID, que hoje realiza anualmente cerca de 3,5 milhões de atendimentos ambulatoriais. Louvado seja Deus, por Seus feitos grandiosos na vida dessa serva que soube ser “um lápis em Suas mãos”.

Irmã Dulce (Maria Rita Lopes Pontes – nome de batismo) nasceu em Salvador, filha de dona Dulce Maria de Souza Brito Lopes Pontes (de quem herdou o nome posteriormente ao ingressar na vida religiosa consagrada) e do sr. Augusto Lopes Pontes, dentista e professor da universidade federal da Bahia, era a segunda dos cinco filhos do casal. Sua mãe faleceu quando ela tinha apenas sete anos de idade. Seu pai contou com a ajuda de suas irmãs na educação dos filhos. E foi exatamente uma das tias que apresentou para irmã Dulce com treze anos de idade - que até então levava uma vida normal apreciando brincadeiras como futebol e empinar raia – a dura realidade de grande parte da população que era desprovida de seus direitos essenciais. Esse foi o grande “divisor de águas” na vida daquela que ali descobria qual era a sua vocação, qual era a sua missão no mundo. Deus lhe confiará a partir de então vidas indefesas, os pobres que clamavam por vida digna, saúde, educação, acolhimento e compreensão.

As noviças Josinete Costa, Adriana Guilherme, Ana Maria Gonçalo, foram jovens de Lagoa Nova/RN, que se tornaram dulcianas, por inflência direta de Ir. Gorette (Foto: Cedida).
Após uma trajetória de 77 anos, viveu a sua páscoa em 13 de março de 1992. Deixou-nos com fama de santidade, sua partida foi sentida por todos que de perto ou de longe acompanharam a sua vida doada, e o seu amor sem limites.

Nossa irmã Dulce deixou suas marcas não somente no legado social que construiu. Mas, também na obra religiosa que fundou em janeiro de 1984. Aqui começa a relação da serva de Deus com a cidade de Lagoa Nova. Com o desejo de manter o espírito de oração e caridade dentro da OSID, fundou o então Instituto Filhas de Maria Serva dos Pobres - FMSP, (popularmente, Irmãs Dulcianas) cuja primeira irmã é filha dessa terra, a Ir. Maria Gorette da Silva, conheceu Irmã Dulce através do caso verdade exibido pela rede globo na década de 80 e ingressou em sua obra em 1983.


“Sempre que puder, fale de amor e com amor para alguém. Faz bem aos ouvidos de quem ouve e à alma de quem fala”.


Assim, Deus atraiu por intercessão de Irmã Dulce, inspiradas em seu modo de viver o Evangelho, algumas jovens (dentre elas outras três de Lagoa Nova – Ir. Josinete Maria Costa em 1992, eu Ir. Adriana da Costa Guilherme em 1999 e Ir. Ana Maria Gonzalo Leandro em 2001). Temos muito em comum, as mesmas buscas, o mesmo ideal de amar e servir á Deus na pessoa do pobre.  Buscamos seguir o exemplo de nossa mãe-fundadora que, impelida pelo amor enfrentou os diversos obstáculos que surgiram desde o início, motivada pela esperança lançou-se acreditando num futuro digno para todos e sustentada pela fé deu tudo de si, pois sabia que Deus não desampara os que nele confiam.

Atualmente, seguimos nossa missão de Fé ainda lideradas pela mesma irmã escolhida por Irmã Dulce, a Ir. Josefa Dulce dos Santos. E estamos presentes em Simões Filho onde temos nossa sede, em Magé, diocese de Petrópolis casa de formação e missão, e em Aracajú casa de missão. Nestas três realidades buscamos viver segundo o exemplo de vida de Irmã Dulce que soube amar o Cristo acima de todas as coisas e servir os mais pobres sabendo que servia o próprio Jesus.

Com as bênçãos de Deus e intercessão da Virgem Maria, de Irmã Dulce nossa mãe-fundadora, queremos perseverar os bons propósitos e continuar sendo sinal de Deus para a Igreja e o mundo. 

Por Ir. Adriana da Costa Guilherme -Bacharel em Teologia 



0 comentários:

Postar um comentário