Curso com certificado!

POLITICA


Prefeito de Lagoa Nova, em mensagem anual, apresenta trabalhos e maquia informações









Neste fim de semana, mais precisamente na sexta-feira (26), a Câmara de Vereadores, realizou sessão solene, que marca a abertura constitucional dos trabalhos naquele parlamento municipal, para o último ano da atual legislatura. No evento, estavam: secretários e auxiliares do prefeito e vereadores. O presidente da Casa Legislativa, vereador Nazareno Ulisses (PR), abriu a sessão agradecendo a presença de todos, mostrando expectativa para mais um ano proveitoso no legislativo. O presidente declarou aberto oficialmente os trabalhos da Casa, em seguida, o prefeito João Maria Assunção(DEM), passou a fazer a leitura da mensagem regimental obrigatória. Como sempre, verificou-se baixa índice de participação da população lagoanovense. Como de costume, o texto lido pelo prefeito, destaca ações de seu mandato, realizadas durante o ano de 2015, além de metas a serem alcançadas em 2016.

OBSERVAÇÕES: Como 2016, será o seu último ano de mandato, e, também é ano de eleição, o prefeito de Lagoa Nova, aproveitou o embalo  para destacar  trabalhos, maquiando informações e omitindo verdades.  Ou seja, no tocante ao início do texto, entre outras coisas, consta a realização de concurso público, que até hoje, apresenta irregularidades, além disso, no mesmo certame, foi no minimo estranho, em se tratando de um município com pouco mais de 15 mil habitantes, apenas ter havido (1) vaga para professor de Língua Portuguesa, (1) vaga para professores de Matemática. Ora, como a evidência destes sinais, fica claro a intenção política à vista. Será que o objetivo foi sobrar recursos para aumentar gastos com contratações e nomeações de redutos eleitoreiros que garantam sustentáculos políticos para si ou seu sucessor? Uma vez que, que esta atitude o Sr. prefeito, reduziu oportunidades de emprego para jovens, recém diplomados, que sofreram em bancos de universidades,  durante (4) anos, coisou a impressão de está frustando sonhos, é, cortando a esperança dos que almejavam oferecem um trabalho digno em sua terra natal. Outro dado importante para ser ressaltando é o fato do prefeito ter proposto a Câmara, a retirada de (10) vagas para Garis, para que em seu lugar houvesse contratação de empresa terceirizada. A história do Brasil monstra que, terceirizações aumentam gastos públicos e, em muitos casos, resultam em "prato cheio para a corrupção e danos irreparáveis aos erário publico.

Em seguida, o executivo municipal, em mensagem, relatou que estabeleceu parcerias com as demais secretarias para a realização da "60ª da Festa Agricultor". Contudo, por se tratar de uma "data cheia", pelo o seu significado na memória e cultura dos lagoanovenses, creio que deveria ser mais valorizado, de maneira simbólica e cerimoniosa. Todavia, vemos mais uma vez a falta de sensibilidade e gestão do prefeito Maria Assunção, haja vista, que há uma grave contradição no lema do calendário do ano distribuído por ele à população, com a frase: “Valorizando nossa gente”. No entanto, na prática, não vemos a valorização dos agricultores do município, a medida que, o evento aconteceu sem o brilho que a data e momento merecia, onde notadamente sentiu-se a ausência da apresentação musical da filarmônica Maestro José Carlos de Souza.

O evento foi realizado entre os dias 27 e 30 de maio de 2015. Por outro lado, o prefeito, ao invés de promover um almoço coletivo e uma grande atração musical para o homem do campo, deixou o povo em segundo plano, para em seu lugar, oferecer um banquete fechado só para políticos e convidados. Esperava-se que pelo menos o prefeito daria condições financeiras e autonomia para a coordenadoria de Agricultura realizar um evento com mais dignidade. 

A data da festa, também deveria ter sido um momento de resgate dos valores culturais do município, que é composto por uma estimativa de 90% de agricultura familiar Durante a programação, no espaço do Mercado Municipal, aconteceu a entrega de algumas comendas aos agricultores anciãos, muito embora, esta homenagem também deveria ter sido entregue à família do "Padre Penha", famílias dos primeiros prefeitos, Sindicato Rural, EMATER e a Imprensa Local etc, pois, esta, divulga e valoriza o "evento" anualmente, por meio de fotos, reportagens, colunas e matérias. Diante de tais atitudes, fica a pergunta no ar: A prefeitura está de fato valorizando nossa gente?

Continuando, o  prefeito, cita a parceria da prefeitura na realização da Quermesse de São Francisco,  ocorrida no município. Mostrou também que    a Prefeitura Municipal, mais um ano promoveu o  III Concurso de Decoração Natalina de Residências e Comércios, “Lagoa Nova Iluminada", ambos são considerados pela administração público, como projetos de sucesso. Seu lançamento ocorreu de 27 de Novembro a 23 de Dezembro de 2015, com entrega da premiação prevista para o dia 24 de Dezembro de 2015. Prefeito dia também que, considera de grande relevância os servidores municipais, mas, por outro lado omitiu a informação de que os professores  terminaram o ano com atraso de salario e ano letivo de 2016, ter se iniciou  sem merenda nas escolas do município. Apesar dos pesares, ele, informou que a prefeitura segue na elaboração do Plano de Cargos e Carreira, que seja submetido a apreciação e votação mo Legislativo Municipal. Pois, em relação ao setor de finanças, o prefeito diz que matem o calendário de pagamento dos servidores, sendo que neste quesito ele, falta com a verdade, pois, há a exemplo dos professores citados acima, existe sim, atraso de pagamento do funcionalismo.

Sobre os fornecedores,  no município a duas situações: comerciantes satisfeitos e outros frustrados com o descumprimento de promessa de campanha, A promessa de campanha do prefeito, por sua vez, era que ele "dividiria o bolo", ou seja, compraria de pequemos e médios comerciantes locais, para que houvesse fortalecimento do setor comercial local. O chefe do Executivo local também, elencou que sua gestão continua honrando compromissos com: INSS, CAERN. Cita também que está em dias com as licitações e a informatização do setor.









Comitiva liderada pelo governador Robinson Faria chega a Colômbia para cumprir agenda oficial sobre segurança




A comitiva liderada pelo governador Robinson Faria chegou na tarde desta quarta-feira (24) a Colômbia para cumprir uma agenda oficial que tem como objetivo conhecer os programas de Governo que contribuíram para reduzir, significativamente, as taxas de criminalidade no país. No Aeroporto El Dorado, localizado na capital Bogotá, a comitiva do Rio Grande do Norte formada pelo procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Norte (PGJ), Rinaldo Reis Lima, do Procurador Geral do Estado, Francisco Wilkie, do secretário de estado da Justiça e Cidadania (Sejuc), Cristiano Feitosa e do secretário adjunto da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), o delegado de Polícia Federal, Caio Bezerra, foi recepcionada na sala do Consulado pelo Capitán Jonh Benavides, comandante do Grupo de Missões Especiais da Polícia Colombiana.

“Teremos a oportunidade de conhecer de perto a experiência que o país viveu nos últimos anos, em especial as cidades de Bogotá e Medelin, na área de segurança. Estamos tendo a oportunidade de ter contato com novos caminhos para o combate à violência”, disse o governador.

Nesta quinta-feira (25), a comitiva se reúne às 8:30h com os especialistas em segurança pública e assistentes da embaixada colombiana, Hugo Acero, que já atuou como secretário de segurança de Bogotá e conselheiro dos Ministérios para a modernização do Estado para a Paz e Defesa e Segurança da Presidência da República e Gonzalo Francisco, que já atuou como assessor de segurança nacional da Presidência e foi responsável por promover a estratégia de convivência e segurança e coordenar a implementação do Plano Colômbia.

Em seguida, às 10h, na Prefeitura Maior de Bogotá, o grupo se reúne com o atual secretário de Segurança, Daniel Mejía, economista que tornou-se uma das referências sobre a luta contra a violência e drogas no país.

Às 11h30, o governador Robinson Faria se encontra, no Ministério das Relações Exteriores da Colômbia com a vice-ministra Patti Londoño, cientista político e pesquisadora da Faculdade de Finanças, Governo e Relações Internacionais da Universidade Externado da Colômbia e, logo após, almoça com a Embaixadora da Colômbia no Brasil, Patrícia Cárdenas e com o Ministro da Fazenda da Colômbia, Mauricio Cárdenas, onde também serão discutidas a atual situação da economia colombiana e a visão sobre a região da América Latina.

A tarde, a comitiva visita o Ministério da Defesa Nacional onde será recebida pelo vice-ministro da Defesa para Políticas Internacionais, Aníbal Fernández de Soto e pelo vice-ministro para o Grupo Social e Empresarial da Defesa, o general José Javier Pérez Mejía.

Rodizio entre DEM/PMDB é mantido com indicação do vereador "Valdinho" pra vice


Com a "batida de martelo" entre o DEM e o PMDB, fecham-se as portas para negociação com outros partidos, em composição de chapa: João Batista para prefeito e Valderi Borges para vice.

A decisão do secretário municipal de Educação, Adevaldo Oliveira, de deixar o primeiro escalão da prefeitura, ocorreu logo em seguida à reunião que houve no fim da semana entre o prefeito Raimundo Marcelino Borges, o "Novinho", e o secretário municipal de Administração, João Batista de Melo Filho, que vai tentar o quinto mandato de prefeito nas eleições de outubro deste ano.

O prefeito "Novinho" selou uma "dobradinha" e tenta manter um rodizío no poder que vem desde as eleições de 2004, quando o hoje prefeito foi candidato a vice de João Batista na campanha vitoriosa daquele ano.

Com a "batida de martelo" entre o DEM e o PMDB, fecham-se as portas para negociação com outros partidos, que também almejam lançar candidatos majoritários nas eleições municipais de 2016.

A manutenção do acordo entre esses dois partidos garantiu a "Novinho" a indicação do sobrinho e presidente da Câmara Municipal, vereador Valderi Joaquim Borges, o "Valdinho", como candidato a vice-prefeito numa composição com João Batista de Melo Filho.

0 comentários:

Postar um comentário