Em solenidade comemorativa aos 185 anos da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, a governadora Fátima Bezerra entregou na tarde desta segunda-feira (1º), no auditório da Escola de Governo, a condecoração de três medalhas especiais concedidas pela Corporação às personalidades que se destacaram na promoção da Segurança Pública no Rio Grande do Norte.
A Medalha Soldado Luiz Gonzaga é a principal condecoração da PM-RN, representando o maior herói da história da corporação. A medalha Coronel Bento Manoel de Medeiros é dedicada aqueles que prestaram relevantes serviços para a segurança pública do estado; e a medalha do mérito operacional para os policiais militares que se destacaram no desempenho de seu trabalho.
Um total de 300 cidadãos, entre personalidades civis e militares, foram agraciados com as honrarias.
A chefe do Executivo estadual fez questão de entregar pessoalmente cada uma das medalhas.
“Essa é uma homenagem merecida àqueles que prestam serviços tão importantes para a segurança pública do Rio Grande do Norte. Pra mim é motivo de orgulho entregar essa honraria que enaltece o nome da nossa Polícia Militar, aos civis e principalmente a vocês militares, nesta data que é tão simbólica para nós, quando completamos seis meses de nossa gestão. Seis meses de muito trabalho, que tem dado resultados bastante positivos. O RN está deixando aquela imagem de estado mais violento do Brasil para pela sexta vez consecutiva se destacar como um dos estados que mais reduziram os índices de criminalidade e a taxa de homicídios. E isso só é possível, graças ao trabalho dedicado e abnegado dos nossos agentes de segurança”, ressaltou a governadora.
Estiveram presentes à solenidade autoridades militares, representantes do Tribunal de Justiça, da Câmara Municipal de Natal, da Igreja, OAB-RN e secretários de Estado.
Sobre a Polícia Militar do RN
A data de fundação oficial da PM-RN é 27 de junho de 1834, ainda como Corpo Policial da Província do Rio Grande do Norte. A denominação de Polícia Militar foi formalizada em 1947, após 8 mudanças de nome.
A PM-RN tem como atual comandante o coronel Alarico Azevedo Júnior e como subcomandante o coronel Zacarias Mendonça. O secretário de segurança, Francisco Araújo, é policial militar e também comandou a PM-RN.
A Polícia Militar hoje conta com cerca de 8 mil homens e mulheres que atuam em 12 batalhões, no Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), 5 companhias independentes instaladas no interior e nas Companhias de Polícia Feminina (criada em 1986), de Policiamento Turístico, de Proteção Ambiental, de Policiamento de Guarda e de Prevenção ao Uso de Drogas.
Os grupos especiais de policiamento são reconhecidos pela excelência no trabalho, como o Batalhão de Operações Especiais (Bope), o Batalhão de Polícia de Choque, o Regimento de Polícia Montada e as Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam); A PM-RN ainda conta com centros de formação e o Hospital Central Coronel Pedro Germano (Hospital da PM).
ASSECOM/RN
0 comentários:
Postar um comentário