O mês junino está chegando ao fim, espaço de tempo no qual, o Nordeste do Brasil, cultuou aniversários de três padroeiros católicos. É também por essa quadra do ano, que a região se reveste de cores e ornamentos, que refletem o imaginário da cultura caipira.
Em Lagoa Nova/RN, município seridoense, à exemplo do resto do país, onde a laicidade só existe em papel tintado, as escolas publicas e avenidas, tornam-se em locais celebrativo da data, "como diz o figurino", por meio de quadrilha matuta, comidas típicas, ludicidades e muito forró. As unidades de ensinos, também se dobraram em homenagear ícones da cultura nordestina, tais como, mestre Vitalino, Zé Marcolino e outros.
No entanto, só o Centro Municipal de Ensino Rural Preofessora Nazaré Xavier de Góis, junto as escolas das zonas rurais, lembrou de celebrar os 90 anos de nascimento de Ariano Vilar Suassuna (1927-2014), escritor, dramaturgo, professor, poeta e artista plástico. Chamou atenção dos amantes da literatura, a montagem de cenário, com: sala do escritor, camisetas temáticas e maquete, retratando o centro comercial lagoanovense. Vale salientar que, o natalício de Ariano, ocorrido em 16 Junho em João Pessoa/PB, coincide com as festividades mencionadas. Veja fotos do evento do Centro Rural:
0 comentários:
Postar um comentário