Faleceu no fim da tarde de hoje, aos 105 anos, a lavadeira Joana Maria da Conceição, “Joana Bolacha", que ficou conhecida em todo o Rio Grande do Norte, após o jornal TRIBUNA DO NORTE, publicar entrevista produzida pelo jornalista Eliabe Alves, na qual “Joana Bolacha”, deu um testemunho de de vida que emocionou os leitores potiguares. No texto jornalistico, inclusive a centenária revelava que seu sonho era ver o mar [...] Sonho foi realizado.
Joana Maria da Conceição, “Joana Bolacha”, como era conhecida no município de Lagoa Nova/RN, distante 211 quilômetros de Natal. De acordo com os familiares, a centenária, estava com acometida por chikungunya, emseguida sofreu uma queda, havia quase um mês, o acidente domestico a deixou de cama, mas, ainda lúcida, no entanto, devido a pouco apetite para se alimentar, ficou debilitada e faleceu ao dá entrada no hospital de Lagoa Nova/RN. Há alguns anos, Joana, foi agraciada com a comenda "vereadora Elita Victor", concedida pela Câmara de Vereadores local.No dia 21 de outubro, realizou um sonho: conhecer o mar. A simpática seridoense se emocionou e se encantou ao contemplar a Praia dos Artistas, um cenário visto pela primeira vez em 104 anos de vida. A senhora “Joana Bolacha” foi levada até lá pelo jornalista de O JORNAL DA SERRA, Eliabe Alves. “Aquilo tudo é água mesmo? Tão azulzinha, que dói até na vista da gente”, afirmou durante o passeio. E completou: “Me admira o povo ter coragem de tomar banho dentro desse negócio, onde as águas se mexem demais, sem parar. Deus me livre, olho só de longe mesmo”.
Há quatro meses, em 23 de agosto, a TRIBUNA DO NORTE publicou entrevista com “Joana Bolacha”, assinada por Eliabe. Na época, a centenária revelou que seu sonho era ver o mar. “Nunca avistei o mar, já tive vontade de ver aquela imensidão de d’água de pertinho”, disse.
A reportagem repercutiu no Estado e emocionou leitores, dentre eles, o ex-reitor da UFRN, Dr. Genibaldo Barros, que logo manifestou o interesse em patrocinar a viagem de dona Joana para que conhecesse o mar. E assim, pela primeira vez, a antiga lavadeira pode desfrutar da brisa do litoral de Natal. Dona "Joana Bolacha" é mãe de seis filhos, já tem tataranetos, e impressiona pela lucidez e vitalidade. Na entrevista, há meses na TRIBUNA DO NORTE, foi categórica: “O que dá alegria é a vida ‘mermo’... não tenho ganância em outra coisa”.
Genibaldo Barros, via whatsapp : "Por Nóbilia, fique sabendo a notícia da morte de nossa amiga. Proporcionamos a Dona Joana, um mínimo de felicidade e alegria. Fomos bons parceiros".
0 comentários:
Postar um comentário