Partidos que votarem contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff podem sofrer consequências negativas nas eleições municipais que serão realizadas neste ano. É o que aponta o levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta quinta-feira (14). Segundo a pesquisa, 63,2% dos entrevistados não votariam em um candidato a prefeito que pertence a um partido que votou a favor da permanência de Dilma.
Apenas 31,1% disseram que votariam em candidatos ou siglas partidárias que votaram contra o impeachment – 5,7% não souberam responder. A votação do impedimento da atual presidente acontece na Câmara dos Deputados neste fim de semana.
O instituto também constatou que a maioria da população mostra-se favorável ao impeachment – 63,5% concordam com a medida. Apenas 26,1% disseram ser contra o trâmite.
A pesquisa também questionou se a vida do entrevista pode melhorar ou piorar diante da possibilidade de Dilma permanecer no cargo. A maioria – 52,4% – disse que a vida “fica como está”. Apenas 6,5% acredita que a situação possa melhorar e 37,2% crê que o cenário tende a piorar.
Publicidade
O universo desta pesquisa abrange os 2.004 eleitores brasileiros, com mais de 16 anos. O levantamento foi realizado em 23 estados e 150 municípios brasileiros entre os dias 9 e 12 de abril deste ano. Segundo o instituto, a pesquisa atinge um grau de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de 2% para os resultados gerais.
Confira os números da pesquisa
Nas eleições municipais deste ano, votaria em partidos que votarem contra o impeachment?
Não: 63,2%
Sim 31,1%
Não sabe 5,7%
Se Dilma continuar no cargo sua vida vai...
Melhorar 6,5%
Piorar 37,2%
Ficar como está 52,4%
Não sabe 3,9%
Você é a favor do impeachment?
A favor 63,5%
Contra 26,1%
Nem a favor, nem contra 8,1%
Não sabe/ não opinou 2,3%
Fonte: Paraná Pesquisas
0 comentários:
Postar um comentário