Curso com certificado!

sexta-feira, 16 de junho de 2017

Sindicalista Paulo Pereira, em Lagoa Nova, apoiou Wilma na primeira hora


O sindicalista, na condição de presidente da sigla em Lagoa Nova, se lançou ao desafio de apoiar a candidatura de Wilma ao governo (Foto: Reprodução),
Mesmo sabendo que 2002, Wilma Maria de Faria(1945-2017) já não carregava o sobrenome “Maia” e, consequentemente, não dispunha do chancelamento das lideranças de relevo no estado, o poeta Paulo Pereira(1948-2003), que já presidia o sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagoa Nova/RN, a quase duas década, manifestou  coragem e desprendimento em apoia-la.  

Levando-se em conta, que em 2000, o mesmo já havia disputado vaga da câmara pelo (PSB), embora não tenha obtido sucesso nas urnas, o sindicalista, na condição de presidente da sigla em Lagoa Nova, se lançou ao desafio de apoiar a candidatura de Wilma ao governo, no primeiro turno das eleições, sem o apoio dos chefes políticos do município. 

Só com a proximidade da vitória da ex-governadora, por 820.0541 votos, correspondentes a 61, 05% dos votos válidos.  Erivan Costa que já havia sido prefeito em duas oportunidades, “pega carona” e adere à campanha. Em 2003, o sindicalista falece aos 55 anos de idade, após ter assentado inúmeras família rurais lagonovenses e ter de deixado o legado cultural da seleta poética “Repente Potiguarino”, com mote em decassílabo “Vou deixar a viola por lembrança”, com o cantador Arnaldo Cipriano. 

Paulo Pereira, participou de obra literária que integrou renomados repentistas, lançada pela Fundação Capitania das Artes. Depois do desparecimento de Paulo, a “Guerreira do Povo”, como ficou conhecida, no exercício da governança, nos  mandatos subsequentes, viabilizou a vinda da adutora e outras obras nos municípios serranos. 

Seu filho Antônio Carlos, elege-se vereador pelo (PSB) por alguns mandatos e preside o parlamento local. Erivan e correligionários, passam integrar os quadros do (PSB) e tornam-se aliados Wilmista,  sobretudo, nas duas últimas gestão como prefeito (2005-20012).

Como em política, nem tudo é um mar de rosas, Erivan e seu grupo, seguiu entre vitórias e derrotas, polarizadas entre o peemedebista  Geraldo Dantas (In- memoram) e, mais recentemente, entre o próprio e Luciano Santos do (PMDB). Aliais em 2016, presume-se que Erivan não conseguiu concorrer a prefeitura, em razão de ter sido impedido pela Lei da Ficha limpa. 



Antônio Carlos Pereira (Tonhão), encerrou a carreira política, invicto até 2016, no exercício do mandato de vereador (Foto: Arquivo de O Jornal da Serra).



Wilma ao lado de Iberê Ferreira e aliados de Lagoa Nova (Foto: Reprodução).

0 comentários:

Postar um comentário