Curso com certificado!

terça-feira, 1 de março de 2016

Caminhão incendeia na RN 041, entre Currais Novos e Lagoa Nova


No início da tarde desta terça-feira um internauta fotografou um caminhão em chamas na RN 041, nas proximidades da serra de Lagoa Nova.
Não se tem ainda detalhes do que teria ocorrido.  Mas na imagem dá para perceber que o veículo ficou totalmente destruído. O trânsito também foi interrompido por um bom tempo.

Fonte: Jean Souza



Presidente da Assembleia do RN promete cortar 700 comissionados

Deputado Ezequiel Ferreira, presidente da Assembleia Legislativa do RN (Foto: João Gilberto/ALRN)

Ezequiel Ferreira ainda promete chamar candidatos aprovados em concurso.
Pronunciamento foi feito na manhã desta terça-feira (1º).



O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB), afirmou que vai cortar cerca de 700 cargos comissionados até o final desta semana. Além disso, até o final do ano, ele também promete convocar todos os aprovados no concurso público realizado em 2013. Ao todo, foram disputadas 85 vagas, mas apenas 20 aprovados foram chamados até então.
A decisão de fazer cortes na quantidade de cargos indicados, segundo Ezequiel, não ocorre em razão dos manifestos contra o alto número de comissionados divulgado há um mês pelo Portal da Transparência da Casa, "mas como uma medida que já havia sido tomada durante o planejamento estratégico defino ainda no ano passado", ressaltou durante pronunciamento realizado na manhã desta terça-feira (1º). Ainda na manhã desta terça,manifestantes se fantasiaram de 'fantasmas' e protestaram em frente ao prédio da Assembleia, em Natal.
Segundo o Portal da Transparência, a AL potiguar possui atualmente 3.181 servidores. Destes, 552 são efetivos, sendo 173 aposentados ou pensionistas. Outros 51 são cedidos de outros órgãos e os demais 2.592 (o equivalente a 81,4%) são funcionários indicados pela Mesa Diretora ou pelos próprios deputados.
Ainda durante o pronunciamento, Ezequiel Ferreira ressaltou o clamor social pelo equilíbrio dos gastos públicos. “E isso é legítimo. Ser capaz de transformar a Assembleia em um órgão mais eficiente como exemplo na área pública não é tarefa pouco laborosa. E esta Casa tem sido colocada em xeque por parte da sociedade, que lhe exige respostas. E não vamos nos furtar”, frisou.
Manifestos também se multiplicam pelas redes sociais, todos em razão da quantidade dos servidores ativos e comissionados revelados pelo novo Portal da Transparência da AL.

Prefeito de Lagoa Nova, em mensagem anual, apresenta trabalhos e maquia informações

Momento em que o prefeito João Maria Assunção lia sua mensagem na tribuna da Câmara,



Em seu discurso, o prefeito, aproveitou destacou  trabalhos, maquiando informações e omitindo falhas da gestão.  


Prefeito de Lagoa Nova, ladeado por vereadores da base situacionista. 
Neste ultimo fim de semana, mais precisamente na sexta-feira (26) Fevereiro, a Câmara de Vereadores, realizou sessão solene, que marca a abertura constitucional dos trabalhos naquele parlamento municipal, para o último ano da atual legislatura. No evento, estavam: secretários e auxiliares do prefeito e vereadores. O presidente da Casa Legislativa, vereador Nazareno Ulisses (PR), abriu a sessão agradecendo a presença de todos, mostrando expectativa para mais um ano proveitoso no legislativo. O presidente declarou aberto oficialmente os trabalhos da Casa, em seguida, o prefeito João Maria Assunção (DEM), passou a fazer a leitura da mensagem regimental obrigatória. Como sempre, verificou-se baixa índice de participação da população lagoanovense. Como de costume, o texto lido pelo prefeito, destaca ações de seu mandato, realizadas durante o ano de 2015, além de metas a serem alcançadas. Como 2016, será o seu último ano de mandato, e, também é ano de eleição, o prefeito de Lagoa Nova, que atualmente, também é presidente da Associação dos Municípios do Seridó Oriental (AMSO), aproveitou o embalo para destacar trabalhos, maquiando informações e omitindo falhas da gestão. 


No Brasil, apenas 8% têm plenas condições de compreender e se expressar


Foi isso mesmo que você leu no título: apenas 8% das pessoas em idade de trabalhar são consideradas plenamente capazes de entender e se expressar por meio de letras e números. Ou seja, oito a cada grupo de cem indivíduos da população.
Eles estão no nível "proficiente", o mais avançado de alfabetismo funcional em um índice chamado Inaf (Indicador de Alfabetismo Funcional).
Um indivíduo "proficiente" é capaz de compreender e elaborar textos de diferentes tipos, como mensagem (um e-mail), descrição (como um verbete da Wikipedia) ou argumentação (como os editoriais de jornal ou artigos de opinião), além de conseguir opinar sobre o posicionamento ou estilo do autor do texto. 
Também é apto a interpretar tabelas e gráficos como a evolução da taxa de desocupação (veja que tipo de gráfico é nesta notícia) e compreende, por exemplo, que tendências aponta ou que projeções podem ser feitas a partir desses dados. 
Outra competência que o "proficiente" tem é resolver situações (de diferentes tipos) sendo capaz de desenvolver planejamento, controle e elaboração.
Numa situação ideal, os estudantes que completam o ensino médio deveriam alcançar esse nível -- no Brasil, o ensino médio completo corresponde a 12 anos de escolaridade.
Para a professora da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) Ana Lúcia Guedes-Pinto, essa defasagem reflete as desigualdades socioeconômicas históricas no país e aponta para a necessidade de mais investimento na educação básica e pública. 
"Ainda não atingimos [bons] níveis de alfabetismo", diz a docente do departamento de ensino e práticas culturais da Faculdade de Educação. "[Os proficientes] ainda é um grupo muito pequeno, de elite", completa Guedes-Pinto.
Há cinco níveis de alfabetismo funcional, segundo o relatório "Alfabetismo e o Mundo do Trabalho": analfabeto (4%), rudimentar (23%), elementar (42%), intermediário (23%) e proficiente (8%). O grupo de analfabeto mais o de rudimentar são considerados analfabetos funcionais. 
O estudo foi conduzido pelo IPM (Instituto Paulo Montenegro) e pela ONG Ação Educativa. No conjunto, foram entrevistadas 2002 pessoas entre 15 e 64 anos de idade, residentes em zonas urbanas e rurais de todas as regiões do país.