Curso com certificado!

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Pinacoteca do RN expõe até o dia 15 obras de índio Makuxi, de Roraima


Vai até o próximo dia 15 na Pinacoteca Potiguar, em Natal, a exposição ‘Era uma vez Amazônia’, do artista indígena Jaider Esbell. Da etnia Makuxi, de Roraima, o próprio Esbell acompanha a exposição. O trabalho é itinerante e reúne uma coleção de 16 quadros. A Pinacoteca fica na praça Sete de Setembro, no bairro de Cidade Alta, Zona Leste da cidade. A entrada é gratuita.

Natal é a quinta capital a receber a mostra, que já passou por Boa Vista (RR), São Luís (MA), Teresina (PI) e Fortaleza (CE). A proposta é livre e autônoma do artista, não tem patrocínio direto e é articulada para acontecer por meio de uma extensa rede de pessoas via redes sociais. “O exercício de unir itinerância, voluntariado e solidariedade tem possibilitado diversas vivências e consequentes oportunidades”, ressalta o índio.

As parcerias envolvem mídia, estrutura e pessoas sensíveis à arte e ao diálogo focado por meio de vivências socioculturais. Ativistas de diferentes bandeiras, instituições como Universidades Federais, empresas e pessoas da comunidade são solidárias entre diversos organismos da sociedade. Em Natal, Ozany Gomes, ativista cultural com diversas pessoas, montaram a agenda do artista. Quem hospeda Jaider Esbell em Natal é Maria Ozanilda, mãe do escritor Ricardo Dantas, radicado em Roraima. “A itinerância privilegia contatos espontâneos e interativos com as culturas locais especialmente com comunidades indígenas”, acrescenta.




0 comentários:

Postar um comentário