Curso com certificado!

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Tocha Olímpica estará em Natal neste sábado


Prefeitura celebra revezamento com extensa programação cultural.
Roteiro começa na Fortaleza dos Reis Magos e encerra na Arena das Dunas.

Arena das Dunas vai celebrar o revezamento em Natal com shows musicais e apresentações, assim como a Praça Augusto Severo. (Foto: Alex Régis).


André Calixta, Breno Cabral, Magnólia Figueiredo, Roberto Vital e a jornalista Renata Moura (da esquerdaq para a direita)​, são condutores da Tocha; Fortaleza dos Reis Magos é o local de largada do revezamento (Foto: Alex Régis).

A Chama Olímpica é um dos principais símbolos das Olimpíadas e, pela primeira vez na história, passará por Natal. A capital potiguar vai receber neste sábado (4) o revezamento da Tocha Olímpica. Para celebrar este momento histórico, a Prefeitura de Natal preparou uma programação cultural com participação destacada dos artistas locais.
A largada da Tocha está prevista para o início da tarde e será feita na Fortaleza dos Reis Magos. De lá, a Chama Olímpica percorre ruas e avenidas do Centro Histórico e de bairros da Zona Leste. Em seguida, reinicia o revezamento a partir do Centro de Convenções, na Via Costeira, passando por bairros como Ponta Negra e Candelária. A celebração de encerramento acontecerá na Arena das Dunas.
Em termos de programação cultura, a Prefeitura abriu espaço para os mais variados estilos, tendências e linguagens, que estarão se apresentando por meio do edital organizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult). Serão dois pontos de apresentações, na Praça Augusto Severo (Ribeira) e na Arena das Dunas. Todo o processo de habilitação jurídica, artística e seleção foi organizado pela equipe da Secult, seguindo os critérios constantes na Chamada Pública aberta para o evento. A realização do projeto se deu por meio de convênio com o Ministério da Cultura (Minc), responsável pelo pagamento dos artistas.
O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, classifica a passagem da Tocha como um momento muito importante para a cidade. Segundo ele, participar do revezamento da Tocha Olímpica, símbolo maior dos Jogos Olímpicos – o maior evento esportivo da terra – é uma honra para qualquer município. Além disso, a cidade ganha no aspecto da divulgação, já que a mídia mundial que acompanha o evento estará aqui, potencializando a principal atividade econômica local, o Turismo.
“A passagem da Tocha Olímpica por Natal é um momento único na nossa História, e uma oportunidade para que se produza algo positivo para a cidade. Sempre atenta aos grandes eventos internacionais que fomentam a economia criativa, a Prefeitura de Natal não poderia deixar de inserir a nossa cultura, gastronomia e artesanato regional neste contexto”, destaca o prefeito.
Revezamento
Em Natal, 110 pessoas terão a honra de conduzir a Tocha Olímpica. São nomes de peso e história no desporto olímpico e também paralímpico. Destaque para Oscar Schmidt (basquete), Virna (vôlei) e Clodoaldo Silva (natação paraolímpica). A Prefeitura foi convidada pelo Comitê Olímpico Local a indicar nove nomes para participar do revezamento. Na relação encaminhada pelo Município, estão Roberto Vital (médico do COB), Breno Cabral (professor e técnico de Vôlei, com vários títulos conquistados), André Calixta (professor de artes marciais e com projeto social que atende a mais de 1.000 alunos), Magnólia Figueiredo (atleta olímpica), Manoel Modesto (idealizador do calendário esportivo do RN), Maria Rizonaide (campeã Panamericana Paralímpica de halterofilismo) e os representantes de ABC, América e Alecrim, respectivamente os ex-jogadores Danilo Menezes, Souza e Edmo Sinedino.

Programação cultural

A parte cultural do revezamento da Tocha Olímpica começa às 10 horas, na Praça Augusto Severo, na Ribeira, com a apresentação de Boombox “Passurbano”, seguido de Macaxeira Jazz (10h30) e “Tatyelli Raulino Cia de Dança”. Ao meio-dia, tem show em ritmo de São João com “As Nordestinas” e, às 14 horas, apresentação do grupo Parafolclórico da UFRN.
Depois do tradicional forro pé de serra e de uma apresentação sempre marcante do grupo Parafolclórico da UFRN, tem a banda potiguar do momento Dusouto, começando sua apresentação às 14h30. Depois tem “Al Hanna Cia de Dança” e “Família Pádua Techno Family”, seguido do Balé da Cidade apresentando “A3” e o grupo Parafolclórico do Bom Pastor (Brincantes), sob a coordenação do professor e mestre Dimas Carlos.
Quando começar a noite na Ribeira, o momento será de ritmos latinos com a banda “Perfume de Gardênia” (17h30) e depois Valéria Oliveira (18h30). Às 19h30, tem Linus Lerner e Banda Sinfônica da Cidade do Natal, numa apresentação inédita na cidade, e Hilkélia Medeiros e Amigos da Banda Sinfônica da Cidade do Natal. Às 21 horas, sobe ao palco da praça Augusto Severo o talento e alegria de Nara Costa. Fechando a noite, às 22 horas, tem os sucessos marcantes da potiguar Khrystal.

Quando começar a noite na Ribeira, o momento será de ritmos latinos com a banda “Perfume de Gardênia” (17h30) e depois Valéria Oliveira (18h30). Às 19h30, tem Linus Lerner e Banda Sinfônica da Cidade do Natal, numa apresentação inédita na cidade, e Hilkélia Medeiros e Amigos da Banda Sinfônica da Cidade do Natal. Às 21 horas, sobe ao palco da praça Augusto Severo o talento e alegria de Nara Costa. Fechando a noite, às 22 horas, tem os sucessos marcantes da potiguar Khrystal.
Arena das Dunas
Os shows do revezamento da Tocha Olímpica também terão espaço na Arena das Dunas. A partir das 17h, tem Fanfarras da Apae, Dragões Independentes e Zila Mamede. Às 17h30, a apresentação será do Balé Municipal e da Action Cia de Dança, seguido de apresentação do consagrado Gira Dança (20h) e da banda “Caçuá”.
G1/RN

0 comentários:

Postar um comentário