Curso com certificado!

terça-feira, 15 de março de 2016

Ex-prefeito de Tenente Laurentino morre aos 61 anos




Faleceu hoje, 15 de março de 2016 a 1:00h da manhã na Maternidade de Tenente Laurentino Cruz/RN, o ex- prefeito Júnior Laurentino, 61 anos, vítima de um infarto agudo. As homenagens póstumas começaram em Florânia/RN onde foi realizado uma missa às 08:00 hs e depois o cortejo subiu a Serra.
Em Tenente Laurentino, o corpo será velado inicialmente na residência de seu sogro Severo, no Sítio Boa Vista e posteriormente na Igreja Matriz de Tenente Laurentino. O sepultamento ocorrerá as 17:00hs no Cemitério Municipal após a celebração da missa de corpo presente às 16:00 hs.
Airton Laurentino Júnior, mais conhecido por “Júnior Laurentino”, era membro de um dos mais antigos clãs políticos no interior do RN, com mais de meio século de presença na vida pública na cidade de Flôraria/RN. Júnior foi agropecuarista, filiado ao (PSB), foi o primeiro prefeito constitucional de Tenente Laurentino, sendo que também, destacou-se como líder e conseguiu chefiar o executivo municipal em outros mandatos. Na entrevista exclusiva a O JORNAL DA SERRA, publicada em Julho de 2015,  recordou a luta de Padre Sinval em prol da criação do município, fez referência aos momentos de sua trajetória política, à medida que, também teceu comentários sobre o crescente potencial econômico serrano. Por último, fez comentários diversos em relação a política Nacional, Estadual e Local.

Vale salientar que, a família em nota, pediu calma: “Pedimos a todos: familiares, amigos e correligionária muita calma e resignação à vontade do Criador”. Em seguida agradeceu. “ Desde já agradecemos a solidariedade recebida neste momento de dor”.


RELEMBRE ENTREVISTA DE  JÙNIOR AO JORNAL DA SERRA:

O Jornal da Serra - Como você entrou na política?
Júnior- Na verdade, toda minha família é política há muito tempo; meu avô, o Tenente Laurentino, foi um grande proprietário de terras em Florânia e na Serra de Santana, era um político sem mandato, mas, por indicação dele minha avó Santa Laurentino,  foi eleita a primeira mulher prefeita em Florânia/RN em (1950), meu pai, tios, irmão e primos sempre foram políticos. O ex- padre Sinval Laurentino, meu tio, quando prefeito de Florânia, fundou povoado com intuito de fazer dele uma nova cidade. Em (1988), Neto Laurentino, meu irmão, também foi eleito Prefeito de Florânia, com o propósito de emancipar Tenente Laurentino, que, na época estava se desenvolvendo muito e precisava ter vida própria.

O Jornal da Serra- De que maneira ocorreram as lutas pela criação do município de Tenente Laurentino Cruz?
Júnior- Na campanha para Prefeito de Florânia em (1988), tio Sinval, criou o slogan para o povoado: “Nas mãos de Neto Laurentino, Tenente será cidade”, então, Neto, já foi eleito que esse compromisso de emancipar esse lugar, em seguida começou esse trabalho liderando por Sinval Laurentino. Em (1992) demos mais ênfase através da Prefeita Jandira, esposa de tio Sinval, mas, só em Julho de (1993), o projeto de criação do município, de autoria do Deputado Carlos Marinho foi aprovado na Assembleia Legislativa do RN. A instalação aconteceu em 1996, participei ativamente das lutas pela independência de Tenente Laurentino, apesar de em Florânia, outros políticos se manifestarem contra, pois, segundo eles, isso diminuiria as receitas da cidade.

O Jornal da Serra- Quais foram os obstáculos e dificuldades do inicio de sua vida pública?
Júnior- Na época da criação do município, nós gostaríamos que o primeiro Prefeito fosse o Padre Sinval, mas, infelizmente, ele, adoeceu de maneira irreversível e eu assumi a luta que ele começou em Tenente Laurentino. Aqui nossas maiores dificuldades eram: os agricultores carecendo de assistências, muitas ruas sem calçamento, existiam ensino escolar de segundo grau, não havia postos de saúdes e muitos casam e continuavam morando nas casas dos pais pelo o motivo de não possuírem moradias etc.

O Jornal da Serra- Em seus mandatos como prefeito de Tenente Laurentino Cruz, que obras conseguiram viabilizar para o município?
Júnior- Eu consegui muitas obras: construir três ginásios de esportes, duas escolas na zona rural de ensino fundamental, postos de saúdes, todo o calçamento que existe na cidade, a estrada que liga Tenente Laurentino a Florânia, perfuramos mais de noventa poços, criamos mecanismos de incentivos a agricultura através técnicos da agricultura, cortes de terras, conseguimos a Adutora da Serra de Santana, juntos com todos os prefeitos serranos, capacitação dos jovens por meio de vários cursos profissionalizantes, seis tratores, erradicamos as casas de taipas, construímos setecentos e dezenove casas nas zonas urbanas e rurais, eletrificações nas zonas rurais, construções de mais de (500) cisternas nas zonas rurais, água encanada nas zonas rurais etc. Mas, a maior obra que fiz logo no inicia de meu primeiro mandato, foi ter conseguido trazer o ensino de segundo grau com Escola Estadual Sinval Laurentino, viabilizada através do Governador Garibaldi Alves Filho.

O Jornal da Serra- O que gostaria de ter realizado e não conseguiu?
Júnior- E que mais gostaria de ter realizado em minha cidade e na nossa região, seria conseguir viabilizar uma forma de industrialização para gerar mais empregos e promover mais dignidade para as pessoas. Gostaria também de construir um hospital e terminar a creche.  Só é possível haver desenvolvimento em qualquer lugar se tiver três: água, estrada e energia. Água já tem, mas a energia que nós temos na Serra de Santana é para pequenos consumidores, energia de grande porte que servem para as indústrias ainda não temos, precisamos de uma sub estação  da energia eólica aqui, para que possuímos atrair as grandes industrias. Esperamos que a estrada da produção saísse o mais breve possível. As produções agrícolas serrana têm que ser industrializada aqui, para que gere mais receitas e desenvolvimento para região.


na próxima eleição nosso grupo apresentará um candidato a prefeito, vamos se reunir com tempo o suficiente vamos debater e escolher o melhor candidato para que Tenente Laurentino volte a crescer com responsabilidade ”

O Jornal da Serra- Em que áreas a atual gestão está deixando a desejar?
Júnior-Não gosta de falar de adversário, mas, acho que a população de Tenente Laurentino saberá julgar daqui a um ano e pouco. O prefeito que ai está ainda não fez um metro de calçamento. Ninguém sabe para onde está indo o dinheiro que a prefeitura recebe da energia eólica. O que mais me entristece é saber que o segundo grau está praticamente acabado, há semana que só tem um dia de aula, é o faz de conta que existe escola, isso não é para acontecer, não podemos deixar morrer uma escola que beneficiou tanto os jovens dessa cidade. Prometeram que ia ter até remédio encanado, onde às pessoas não precisariam sair de casa para terem acesso aos medicamentos, a saúde em crise, não valorizam os professores, não há assistência social, os agricultores estão mal assistidos. Se fôssemos analisar não há o que se possa comemorar na atual gestão, a única coisa positiva que o prefeito está fazendo é pagar os funcionários em dias. 

O Jornal da Serra- Que diagnostico você faz da situação atual dos municípios serranos e seridoenses?
Júnior- Do mês de Janeiro para cá os prefeitos não têm de quer reclamar, pois, é um período de bonança, as receitas vão aumentando devagarzinho até Maio. De Junho a setembro acontece uma queda brusca. Ou seja, os governantes que não possuírem habilidades administrativas passaram apertos financeiros em suas prefeituras. Por outro lado, o Brasil está passando por uma dificuldade muito grande, por esse motivo, vejo que é preciso muita cautela, para conseguir atravessar essa crise. Na Serra de Santana está acontecendo a construção de condomínios, isso é bom em termos de ter aonde acomodar o turista, mas, por outro lado é preciso que as secretarias de Turismo dos municípios, valorizem os artistas locais, culinária, criem museus e eventos anuais que segurem os turistas nas cidades,  por exemplo: Lagoa Nova, possuem pousadas, chalés, mais não há atrativos desse porte na sede da cidade para agradar os turistas.

O Jornal da Serra- Como avalia o inicio do Governo Robson Faria?
Júnior- O Governador Robson Faria pegou um Estado com grandes dificuldades, esse é que é a realidade, tem boa vontade de acertar. Não votei nele, mas, espero que ele faça a gestão que todo Rio – Grandense do Norte espera, acredito que ele se sairá bem nessa luta.

O Jornal da Serra- Você acredita que no Ministério do Turismo, Henrique Alves, terá chance de se recuperar politicamente, após derrota eleitoral recente?
Júnior- Acredito sim, pois, no plano nacional, na condição de Ministro já é uma recuperação. No Rio Grande do Norte, para Deputado Federal basta só ele disser que candidato que se elege com facilidade, daqui a dois anos verá o que ele vai trazer em termos de realizações. Ele é um batalhador, gosta do RN e briga pelo RN. Conheço Henrique a mais de quarenta anos e posso garantir que ele não perseguirá nem um prefeito que não votou nele na última eleição.


O Jornal da Serra- Cite os motivos que geraram crise e queda de popularidade da Presidente Dilma Rousseff?
Júnior- O acontecimento que determinou a queda de popularidade dela não é a crise econômica, haja vista que, isto é um processo que depende do mundo. Ao meu vê, o que geram a maior crise dela foi o bombardeio do PT em cima da Petrobras, ter omitido algumas verdades na campanha, promessas de campanhas não compridas, dificuldade em admitir erros e ter mexido nos direitos dos trabalhadores brasileiros. Eu votei em dona Dilma e Lula, espero que ela se recupere desses desgastes para que o Brasil volte a crescer, pois, se isso não acontecer, esse governo não terá como continuar.

O Jornal da Serra- Como você vê os protestos nas e avenidas das grandes cidades brasileiras?
Júnior- O povo está indignado com o escândalo da Petrobras, isso ta errado, os brasileiros estão querendo que as providências sejam tomadas em relação à Friboi e PT, o uso indevido do dinheiro do BNDS.

O Jornal da Serra- O que Tenente Laurentino Cruz precisa para ter mais progresso e dinamismo?
Júnior- Tenente Laurentino precisa de mais geração de renda, uma das melhores saídas para a nossa região seria a vinda de um IFRN, para formar nossos jovens, desenvolver a indústria agrícola e gerar empregos aqui. Pois, temos casas de farinhas, caju, castanha e os produtos que precisam sair daqui já no ponto de ser comercializado, isso faria com que a serra que  se tornasse um celeiro de produção.

O Jornal da Serra- Você será candidato na próxima eleição?
Júnior- Olhe, na próxima eleição nosso grupo apresentará um candidato a prefeito, vamos se reunir com tempo o suficiente vamos debater e escolher o melhor candidato para que Tenente Laurentino volte a crescer com responsabilidade, pois hoje está está parado. O meu nome está à disposição, temos também os bons nomes: Rozenildo, Paulo Movéis, Dr. Marcio, Tomazinho, Sueneide, Assis, Cipozim e outras pessoas preparadas.















0 comentários:

Postar um comentário