Curso com certificado!

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

El Niño vai piorar a seca no Nordeste, diz especialista


O semiárido do Nordeste é uma das regiões que mais sofre com os efeitos do fenômeno climático El Niño, agravando a seca. O fenômeno ocorre durante cerca de um ano dentro de três ou cinco anos (periodicidade irregular).

"O El Niño é um fenômeno que ocorre no Oceano Pacífico, principalmente. A temperatura do mar aumenta próximo à costa da América do Sul, por vários fatores da dinâmica do oceano e da atmosfera, vem uma onda de calor do oeste do Pacífico, na Indonésia. E isso traz as nuvens também, traz precipitação que normalmente ocorreria lá longe aqui próximo da América do Sul", explica o professor doutor em meteorologia Paulo Nobre.

Quando a precipitação ocorre próximo à América do Sul, gera um braço de circulação atmosférica sobre o Nordeste, o que gera a seca. "É por isso que o El Niño é muito temido. Porque ele normalmente contribui para diminuir a chuva pela circulação atmosférica que causa", completa. Em 2015, começou por volta do mês de maio e tem previsão de duração de um ano. De acordo com o especialista, as expectativas são de que o El Niño atual seja um dos piores já registrados. 

As edições do fenômeno climático que trouxeram mais problemas ocorreram entre 1982-1983 e 1997-1998, provocando secas no Nordeste e enchentes no Sul do Brasil. Os motivos incluem as ações praticadas pelos seres humanos, como o uso intenso dos combustíveis fósseis - que provocam emissões de gás carbônico - em vez de energias mais limpas. "Usamos ainda carros com motor à combustão interna, ainda se usa petróleo, uma coisa de 1900!", critica Nobre.

Secretaria de Saúde do RN propõe combate maciço ao Aedes aegypti


G1/RN - Preocupado com os casos de microcefalia registrados no Rio Grande do Norte nos últimos três meses - 60 ao todo - e após oMinistério da Saúde ter confirmado a relação entre a doença e o zika vírus, o secretário estadual de Saúde, Ricardo Lagreca, anunciou que vai propor ao governo do estado um combate maciço ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, o próprio zika vírus, chikungunya, guillain-barré e até mesmo a febre amarela.

Numa reunião realizada neste domingo (29), ficou estabelecido que toda quarta-feira técnicos do setor da Coordenadoria de Promoção à Saúde darão entrevista coletiva, sempre às 15h, onde será divulgado um boletim semanal sobre o acompanhamento dos casos das doenças causadas peAedes aegypti.

Ainda no encontro, foi proposta uma reunião com os secretários de Estado e prefeitos para levar ao conhecimento de todos a importância de se fazer uma divulgação quanto aos perigos da presença do mosquito nos locais de trabalho e nos municípios. Dentro dessa estratégia, segundo a Sesap, também será proposto o engajamento da sociedade civil, bem como igrejas, escolaspúblicas e privadas, e orientações nas contas de água e luz para que a população saiba como se prevenir.

Veículo é incendiado na madrugada desta terça-feira em Tenente Laurentino Cruz


Por volta de 1:00h da madrugada desta terça-feira (1º), a Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentino Cruz foi acionada para atender a ocorrência de que um veículo havia sido incendiado, supostamente de maneira criminosa.

Ao chegar ao local, no Centro da cidade, em frente a residência de José Maciel, conhecido por Tiziu, proprietário do veículo, modeloFiat Palio, a PM constatou a veracidade das informações, mas nada pode fazer, já que o fogo havia se alastrado.

O proprietário foi orientado pela Polícia Militar a registrar a ocorrência na Delegacia de Policial Civil, em Florânia, para prosseguir com as investigações.

Tonny Washington