Curso com certificado!

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

TSE abre ação que pode levar à cassação de Dilma e Temer



Corte conclui votação de pedido do PSDB e, pela primeira vez, autoriza investigação da campanha de um presidente e seu vice
BEATRIZ BULLA E GUSTAVO AGUIAR - O ESTADO DE S. PAULO
Por cinco votos a dois, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta noite abrir a ação de impugnação de mandato da presidente Dilma Rousseff, que pode cassar o diploma eleitoral da petista e também do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB). É a primeira vez que a Justiça Eleitoral autoriza uma investigação como essa contra a campanha de um presidente da República.
Desde agosto, quando o julgamento foi paralisado por um pedido de vista, a corte já possuía maioria formada para abrir a apuração, pedida pelo PSDB. A partir de agora, a Justiça Eleitoral pode colher as provas que entender necessárias sobre o caso.
Caberá ao ministro Dias Toffoli, presidente do TSE, decidir quem vai conduzir a ação, que pode ser encaminhada ao ministro Gilmar Mendes, considerado um adversário do governo no tribunal e no Supremo Tribunal Federal.
Votaram nesta terça os ministros Luciana Lóssio e Dias Toffoli. No placar final, se posicionaram a favor da abertura da ação no TSE os ministros Gilmar Mendes, João Otávio de Noronha (que deixou a composição da corte na semana passada), Toffoli, Henrique Neves e Luiz Fux. Apenas as ministras Maria Thereza de Assis Moura e Luciana Lóssio foram contra a continuidade das investigações.

0 comentários:

Postar um comentário