Curso com certificado!

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Homens são detidos após atacarem ‘Pixuleco’ e ‘Bandilma’ em Natal


Segundo manifestantes, praticantes de atos eram ligados à Juventude do PT (Foto: Wellington Rocha)
Segundo manifestantes, praticantes de atos eram ligados à Juventude do PT (Foto: Wellington Rocha)
Cinco homens foram detidos no final da tarde desta quarta-feira (21), no bairro de Mirassol, na zona Sul deNatal, após atacarem os bonecos gigantes da a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula, ambos do Partido dos Trabalhadores (PT), durante um protesto pró-impeachment.
O ato de vandalismo ocorreu por volta das 17h20. Pouco mais de uma hora depois de os bonecos “Pixuleco”, relacionado a Lula, e “Bandilma”, alusivo a Dilma, terem sido inflados, um grupo de pessoas aproveitou o descuido dos organizadores para saltar uma grade de proteção e perfurar os bonecos com o uso de um estilete e uma chave de fenda.
Um tumulto se formou com o grupo pró-impeachment tentando capturar os responsáveis pelo ato. Um deles foi pego pelos próprios manifestantes e entregue a policiais militares. Os demais foram interceptados por uma viatura da PM e também acabaram presos.
Os detidos foram levados para a delegacia de plantão da Zona Sul, em Candelária. Os manifestantes, inclusive, prometeram prestar queixa e alegaram “vandalismo” contra um patrimônio privado.
No sábado passado (17), o Pixuleco já havia sido inflado na Praça de Mirassol e lá ficou durante toda a tarde sem que qualquer incômodo, como têm sido os protestos que pedem o impeachment de Dilma.
Nesta quarta, havia previsão de que várias cidades brasileiras também promovessem atos “Fora Dilma”. Em Natal, os atos são organizado pelos movimentos Força Democrática RN, Movimento Brasil Livre RN, Vem pra Rua e Nas Ruas.
Bonecos
O “pixuleco” traz a imagem do ex-presidente Lula vestido de presidiário, com a numeração “13-171” na sua camisa. O número 13 se refere ao PT, legenda que o tem como principal ícone. O 171 é uma referência ao Código Penal. O artigo trata de crimes de estelionato. O boneco inflável de mais de cerca de 10 metros de altura teve o nome de batismo usado por João Vaccari, ex-tesoureiro do PT preso na Lava Jato, para se referir à propina.
Já a “Bandilma” mostra uma caricatura gigante da presidente com uma máscara e a palavra impeachment escrita na faixa presidencial. A referência diz respeito ao crime fiscal cometido pelo governo petista, de acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU), nas chamadas pedaladas fiscais, e ao uso de propina da Petrobras para financiar sua campanha, de acordo com informações de delatores da Lava Jato.
Manifestação
Até o momento do atentado contra os bonecos, a manifestação seguia pacífica. Cerca de cem pessoas se concentravam no local, exibindo faixas, camisetas e miniaturas do Pixuleco. Os carros que passavam em frente ao local buzinavam em sinal de apoio. Cerca de 60 miniaturas do “pixuleco” foram vendidas. Os bonecos, segundo os manifestantes, foram financiados por doações. O Pixuleco custou R$ 10 mil. A Bandilma não foi confeccionada no Estado. Está rodando o País. Os organizadores não souberam especificar os valores.
Foto: Wellington Rocha
Foto: Wellington Rocha

0 comentários:

Postar um comentário