Curso com certificado!

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Deputados do RN defendem parceria com Governo Federal para enfrentar seca

Crédito da foto: Assessoria de Comunicação
O endividamento dos produtores rurais, o problema com o abastecimento de água e a previsão de mais um ano de estiagem foram as principais preocupações destacadas pelos deputados estaduais que participaram da audiência pública para discutir a temática da seca no Estado. O debate, promovido na manhã desta quinta-feira (15), marca a ampliação da participação da Assembleia Legislativa na Festa do Boi.

A inadimplência dos setores e a necessidade de prorrogação dos prazos para pagamento dos empréstimos concedidos pelas instituições financeiras aos produtores rurais foi defendida pelo deputado estadual Getúlio Rêgo (DEM). “É imperativo que se busque a prorrogação dos empréstimos e que se possa, havendo empréstimo no futuro, pactuar os pagamentos de acordo com as possibilidades das rendas oferecidas pelas propriedades”, disse.

Gustavo Carvalho (PROS) cobrou soluções emergenciais por parte do governo e instituições financeiras de crédito. “Diante de mais um ano de enfrentamento da seca é importante o debate aberto cobrando soluções para contornar os problemas que estão ameaçando produtores em um momento que todos passam por dificuldade muito grande”, disse.

Hermano Morais (PMDB) também citou o endividamento dos produtores rurais e enfatizou a necessidade de mais apoio ao setor produtivo. “A maioria dos produtores estão endividados, passando pela diminuição dos rebanhos. Por outro lado os programas do governo não atendem nem estimulam o fortalecimento do setor, que segura o homem no interior do estado, apesar da escassez de água. Por isso, estamos propondo a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Produtivo Rural no RN, para discutir de forma permanente essas questões de interesse desse segmento”, disse.

A audiência pública “A seca que atinge os criadores e produtores do Rio Grande do Norte e ações emergenciais” é uma oportunidade para levantar novas ideias de enfrentamento da estiagem. É o que defende Dison Lisboa (PSD). “Mostra que a Assembleia está antenada com esse momento e busca levantar novas ideias, propostas pra desenvolver o estado e melhorar mediante essa grande seca que o estado está atravessando”, destacou o parlamentar.

Diante da previsão de mais um ano de estiagem, o deputado Souza Neto (PHS) teme pelo comprometimento da produção rural do estado. “É a questão que mais preocupa. Se não houver uma alternativa para essa questão, diante da perspectiva de inverno que não é positiva, o problema vai se agravar mais ainda e a crise de abastecimento terá como consequência, o comprometimento da produção”, destacou.

Enquanto o deputado Gustavo Fernandes (PMDB) sugere uma parceria, Carlos Augusto Maia (PTdoB) convoca a bancada federal para pressionar o Governo Federal. “E assim tentar garantir os recursos necessários para combater a seca e a realização das ações de convívio com a seca”.

Sobre a garantia de apenas R$ 18 milhões para a Barragem de Oiticica no Orçamento da União de 2016, o deputado Galeno Torquato (PSD) foi taxativo. “O Governo Federal priorizou a transposição do São Francisco em detrimento das obras do Ministério da Integração Nacional no Rio Grande do Norte. Como, em um momento de crise como esse, ao invés de estimular ações de combate a seca, estão diminuindo recursos? Não dá para entender”, questionou.

A audiência pública “A seca que atinge os criadores e produtores do Rio Grande do Norte e ações emergenciais” reuniu entidades representativas de classe, representantes de todo o setor produtivo, criadores e Governo Estadual no Parque Aristófanes Fernandes.

Fonte: Dj Aildo

0 comentários:

Postar um comentário