Curso com certificado!

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Assembleia cria Frente Parlamentar do Cooperativismo Potiguar


Na homenagem da Assembleia Legislativa ao centenário do cooperativismo no Rio Grande do Norte, durante sessão solene realizada esta manhã (29), no plenário da Casa, o presidente Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB) anunciou a criação da Frente Parlamentar do Cooperativismo. A atuação será destinada a promover o aprimoramento da legislação estadual, defendendo os interesses do cooperativismo e promovendo o seu desenvolvimento. Durante a solenidade, foi descerrada a placa homenageando a data e homenageadas dez personalidades potiguares que contribuíram para o fortalecimento do setor.
 “Num mundo cada vez mais preocupado com a redução das desigualdades, o cooperativismo é o caminho ideal para a construção de uma sociedade mais justa, solidária, democrática e feliz. Por isso, o sistema cooperativo é a ponte entre o mercado e o bem-estar coletivo, é o instrumento formidável para o desenvolvimento harmonioso. O cooperativismo pode contribuir decisivamente para que o Rio Grande do Norte consiga se transformar num Estado com maior geração de emprego e melhor distribuição de renda”, afirmou Ezequiel.
O presidente mencionou importantes nomes que colaboraram para a consolidação do cooperativismo no Estado, como o ex-governador José Cortez Pereira de Araújo, que criou o projeto de colonização de Serra do Mel, transformando em agro-vilas. Também foram 
homenageados o ex-senador José de Souza Martins (In Memoriam), Haroldo Abuana Osório (Presidente da Ceccope/RN), o médico Gley Nogueira Fernandes Gurjão, um dos criadores do sistema de cooperativas de médicos no RN, a Unimed; o professor Militino Leite da Cunha (In Memoriam), o ex-presidente da OCB/SESCOOP/RN, Geraldo José Antas; o professor e historiador Manoel Barbosa de Lucena; Francisco Rubens Lopes, funcionário da SESCOOP, e o engenheiro eletricista Roberto Coelho da Silva, presidente da OCB e da SESCOOP no Estado.
O ex-senador José de Souza Martins relembrou os temos de criação da primeira cooperativa: “Eu era um jovem prefeito, em Umarizal, quando constituíamos o consórcio para o desenvolvimento do médio Oeste e na reunião de constituição contávamos com a presença de dois ministros de Estado, do presidente da Sudene e de autoridades federais. O Rio Grande do Norte precisa despertar e fazer com que suas riquezas minerais sejam exploradas. Também precisamos trazer água, venha de onde vier”, disse.
O presidente da OCB, Roberto Coelho da Silva, destacou entre outros, a atuação das cooperativas na eletrificação rural. Líder do cooperativismo no Estado, sugeriu a criação de uma Frente Parlamentar para Energias Renováveis, devido ao potencial energético do Estado. Segundo ele, foram responsáveis por levar energia a cerca de 90% do Estado, chegando, a alguns municípios, a 100%. Roberto Coelho episódios de luta das cooperativas e momentos de dificuldade e citou a atuação de ex-dirigentes: “Temos muitos a quem homenagear nesta data. Dirigentes, ex-dirigentes e funcionários que deram valorosa contribuição ao sistema”, disse.

Foto e texto: Assessoria ALRN

0 comentários:

Postar um comentário