Curso com certificado!

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

10 dicas para ter bons resultados no Enem 2015


Fonte: Universia Brasil
Fonte: Universia Brasil

No período de preparação para o Enem 2015, os candidatos passam por grandes estresses e estudam muito com o objetivo de serem aprovados nas universidades públicas que desejam. Para isso, procuram diversas estratégias para lembrarem-se da maior quantidade de conteúdos possível no dia da avaliação e responderem as questões com mais clareza. Este ano, a prova será realizada nos dias 24 e 25 de outubro, conforme os dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC).

Para te ajudar na preparação para a prova do Enem, confira as dicas a seguir:
  
1 - Entenda a si mesmo 
Cada um encontra uma estratégia de estudo que é benéfica para si mesmo e, por isso, você precisa encontrar a sua. Algumas dicas são estudar apenas lendo, fazendo resumos, falando em voz alta ou por meio de debates com os colegas. Tente de todas as formas para ver qual a mais funcional.

2 - Mantenha-se motivado 
Você tende a lembrar de assuntos mais conectados com seus interesses e, por isso, você precisa encontrar formas para que todos os conteúdos se enquadrem nessa categoria. Por mais que você não goste de alguma matéria, mantenha-se motivado para aprender, pensando que esse conhecimento será importante durante a execução da prova.

3 - Concentre-se 
Dedique uma parte do seu dia para os estudos, mas não se esqueça de relaxar em outros. Quando a mente está cansada, você não consegue se concentrar e, consequentemente, retém menos informações. Então, não force seu limite! Estude até o momento em que você perceber que está sendo benéfico, depois descanse.

4 - Repense o que aprendeu 
Separe uma parte do seu dia para rever tudo que aprendeu. É essencial que você tenha noção de quais conteúdos foram bem explorados e quais ainda merecem sua atenção, para não ficar defasado durante a prova.

5 - Faça intervalos 
Você precisa se organizar para estudar e realizar pausas produtivas, ou seja, parar um tempo que faça você voltar ao foco mais determinado. Uma dica é estudar por uma hora seguida e fazer uma pausa de dez minutos, mas lembre-se de que cada um precisa encontrar qual padrão ideal.

6 - Estude antes de dormir ou logo após acordar 
Pesquisas indicam que esses são os horários em que o ser humano é mais produtivo e, por isso, vale a pena conferir se a premissa é válida para você. Segundo a teoria, o cérebro é capaz de reter mais informações nesses horários, enquanto durante o dia, sua mente está cheia de outros pensamentos, que podem dificultar os estudos.

7 - Faça conexões 
Durante a vida escolar, os alunos são submetidos à aprendizagem de milhares de conteúdos, o que torna difícil a memorização de todos. No entanto, uma boa dica é que você tente interligar os assuntos, facilitando o processo de rememoração no momento da prova. Busque realizar a maior quantidade possível de conexões e você verá que o estudo será muito mais fácil.

8 - Ensine 
Você pode ensinar os outros sobre os conteúdos que aprendeu, fornecendo uma ajuda mútua. Você percebe o que precisa melhorar, enquanto o colega é ajudado entendendo algum ponto que não havia ficado completamente claro. Use essa ferramenta para pontuar o que você deve rever e selecione um tempo para isso.

9 - Treine por meio da repetição 
Ao repetir uma ação, você está aumentando as chances de conseguir lembrar das informações no momento da prova. Chegará em um ponto que os conceitos serão óbvios, ou seja, você não precisará de nenhum esforço para lembra-los, já que estão intrínsecos a você.

10 - Cuide da saúde 
A situação do físico também é um determinante para o bom rendimento no Enem. Por isso, se alimente bem e durma horas suficientes todos os dias, porque senão não adiantará nada você saber o conteúdo se não puder aplicá-lo por fragilidade física. Sempre que possível, faça exercícios físicos, com o objetivo de aumentar a imunidade do corpo e a disposição.


0 comentários:

Postar um comentário